Esportes

Japão revela pódio da cerimônia de medalhas olímpicas

©Pool Tokyo 2020

Comitê revelou o pódio, que é feito de plástico reciclado, os uniformes dos voluntários, a bandeja das medalhas e a música da cerimônia.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio revelou, nesta quinta-feira, o pódio, as medalhas ecologicamente correta e a música recém-composta que será tocada durante as cerimônias de vitória, já que a capital japonesa marcou hoje 50 dias para o grande evento esportivo internacional, informou a Kyodo News.

Cerimônia aconteceu hoje em Tóquio | Foto: Distribuição Tokyo 2020

Durante o evento, que teve transmissão online ao vivo, os organizadores apresentaram o pódio, que tem desenhos geométricos semelhantes ao logotipo dos Jogos de Tóquio 2020. Sua cor é azul marinho e foi produzido com plástico reciclado. Foi apresentado também os uniformes e a bandeja das medalhas sustentáveis para serem utilizadas pelos voluntários que participarão das cerimônias de entrega.

“Para os atletas que estão no pódio e para outros que os assistem, acredito que (as cerimônias) nos permitirão perceber o valor de realizar os jogos durante este tempo”, disse Seiko Hashimoto, presidente do comitê, sobre os jogos a serem realizados em meio à pandemia de coronavírus.

“Temos 50 dias [até o início da abertura]. Sinto que posso ouvir os passos dos atletas que vão cruzar o mar e se reunir em Tóquio”, disse ela. “O comitê organizador protegerá a saúde dos atletas a todo custo”, prometeu.

O pódio

O pódio é um projeto do artista Asao Tokolo, o mesmo que criou os emblemas dos jogos. Todos os pódios foram produzidos com lixo plástico marinho e plástico doméstico para destacar o esforço do comitê em prol da sustentabilidade, um dos conceitos-chave das Olimpíadas que começam no dia 23 de julho.

Produzido com plástico reciclável, o pódio é azul marinho e exibe desenhos geométricos | Foto: Distribuição Tokyo 2020

Envolvendo mais de 500 voluntários, um total de 878 cerimônias serão realizadas durante as Olimpíadas e Paraolimpíadas, que foram adiadas por um ano devido à crise global de saúde em razão do Covid-19.

As Olimpíadas terão 33 modalidades esportivas com 339 eventos de medalha, enquanto as Paraolimpíadas, a partir de 24 de agosto, terão 539 eventos em 22 modalidades.

Música e trajes dos voluntários

A música da cerimônia de vitória foi criada pelo compositor japonês Naoki Sato, que está por trás das trilhas sonoras de filmes de sucesso como a série “Rurouni Kenshin” e “Eien no Zero” (The Eternal Zero), disse o comitê.

Os voluntários que participarão das cerimônias usarão trajes azuis com design que mescla os tradicionais quimonos japoneses com roupas modernas.

Medalhas Olímpicas

As medalhas olímpicas, por sua vez, foram confeccionadas com metais reciclados de celulares e de outros aparelhos eletrônicos.

Bandeja de entrega das medalhas | Foto: Distribuição Tokyo 2020

Todas as três medalhas têm um diâmetro de 85 milímetros, sendo a de ouro e de prata as mais pesadas, com 556 e 550 gramas, respectivamente, segundo o comitê organizador.

Na parte de trás, as medalhas dos vencedores trazem os anéis olímpicos e o logotipo Tokyo 2020 dentro de um design de redemoinho, destinado a brilhar com uma miríade de padrões de luzes para representar a “energia” e a “diversidade” dos jogos.

A frente continua a longa tradição de retratar a Nike, a mítica deusa grega da vitória, conforme exigido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

As três preciosidades foram concebidos pelo designer japonês Junichi Kawanishi. “Com seus anéis brilhantes, espero que as medalhas sejam vistas como um tributo aos esforços dos atletas, refletindo sua glória e simbolizando sua amizade”, disse Kawanishi quando as medalhas foram apresentadas em julho de 2019.

== Mundo-Nipo (MN).
Fonte: Kyodo News.