Legitimidade de Tóquio como sede das Olimpíadas 2020 está sob suspeita

O jornal ‘The Guardian’ afirma que há evidências de que os votos à favor de Tóquio como sede podem ter sido comprados.
Lamine Diack Foto OCCRP

A legitimidade da escolha de Tóquio, capital do Japão, como sede dos Jogos Olímpicos de 2020 está sob suspeita, afirmou nesta quarta-feira (11) o jornal britânico ‘The Guardian’, citando uma investigação efetuada por autoridades francesas.

Segundo a investigação, os japoneses teriam pago 1,3 milhão de euros a Lamine Diack, ex-presidente da Associação Internacional da Federação de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês), membro influente no Comitê Olímpico Internacional (COI) em 2013, ano em que Tóquio ganhou de Istambul e Madrid na disputa final para sediar as Olimpíadas de 2020.

O suposto pagamento teria sido depositado em uma conta ligada a Papa Massata Diack, filho de Diack, aparentemente, feito durante a candidatura de Tóquio, afirma o ‘The Guardian’, acrescentando que as autoridades francesas descobriram o depósito enquanto investigavam suspeitas de corrupção na IAAF.

Papa foi contratado como consultor de marketing pela IAAF, durante a gestão de Diack. Fontes contatadas pelo jornal britânico garantiram que “dezenas de milhões” de euros passaram pela conta de Papa.

Questionado sobre o suposto suborno, o Comitê Olímpico Japonês não respondeu por ter os assessores de imprensa “de férias”. Contudo, a Comissão Organizadora dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 afirmou que desconhece tais alegações. “Acreditamos que os Jogos Olímpicos de 2020 foram atribuídos a Tóquio porque a cidade apresentou a melhor campanha”, de acordo com o ‘The Guardian’.

No entanto, o jornal britânico afirma que há grandes evidências de que os votos à favor de Tóquio como sede podem ter sido comprados. Uma situação, no mínimo, embaraçosa para o COI, que prometeu tolerância zero à corrupção, na sequência do escândalo de suborno de Salt Lake City, em 2002.

O Comitê Olímpico Internacional é a terceira grande instituição esportiva, a nível internacional, sob suspeita de corrupção, depois da FIFA e da IAAF.

Do Mundo-Nipo
Fonte: The Guardian.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Osamu Masuko Foto Reproducao TV Asahi

Mitsubishi diz que venda de carros com testes fraudados só ocorreu no Japão

Next Article
Inauguracao da fabrica da Toyota em SP Foto Governo de Sao Pulo

Mesmo com crise no Brasil, Toyota inaugura fábrica em São Paulo

Related Posts