Dois dos três yokozunas surpreenderam ao perder neste domingo (13), dia de abertura do Torneio de Sumô de Primavera (Haru Basho) 2016, que acontece até o dia 27 de março na arena do Bodymaker Colosseum, em Osaka, no oeste do Japão.
O primeiro dia de competição foi excelente para o ozeki japonês Kotoshogiku, que derrotou com facilidade o excelente Takayasu (maegashira número 1) e foi beneficiado pelas inesperadas derrotas dos yokozunas Hakuho e Kakuryu, que perderam para o komusubi Takarafuji e o sekiwake Toyonoshima, respectivamente.
Campeão do último torneio, Kotoshogiku tem grandes chances de chegar ao posto mais importante do sumô, ou seja, o de yokozuna. Para tanto, ele precisa vencer este torneio, o que lhe dará o direito de passar automaticamente para a graduação maior do esporte.
No entanto, o atual campeão também poderá chegar ao posto de yokozuna se conquistar 14 ou até 13 vitórias, mas a promoção dependerá de uma avaliação do conselho da Associação Japonesa de Sumô, o Nihon Sumo Kyokai. Caso receba a promoção, Kotoshogiku se tornará o primeiro lutador japonês a chegar ao posto de yokozuna desde Wakanohana, em 1998. A quase 15 anos que o esporte milenar e nascido no japão tem sido dominado por lutadores estrangeiros.
Já o yokozuna Harumafuji não teve problemas para derrotar o komusubi Tochiozan, o que confirma que o lutador da Mongólia é um dos principais rivais de Kotoshogiku na corrida pelo título em Osaka.
Enquanto isso, os outros dois ozekis do Japão, Kisenosato e Goeido, saíram vitoriosos de seus confrontos. Kisenosto derrotou o maegashira 1 Kotoyuki e Goeido venceu o maegashira 2 Okinoumi. Aliás, Goeido tem por obrigação terminar a competição com no mínimo oito vitórias, isso porque o ozeki japonês encerrou sua participação no torneio passado com um péssimo registro de 11 derrotas e apenas 4 derrotas. Caso termine este torneio com mais derrotas do que vitórias, Goeido será rebaixado de posto.
Depois de terminar o torneio anterior com um registro negativo, o brasileiro Kaisei começou o Haru Basho 2016 com derrota. Neste primeiro dia de competição, o brasileiro, que foi rebaixado de 3º para o 7º classificado entre os maegashira, perdeu para o maegshira 7 Takanoiwa.
Veja abaixo os resultados deste domingo, primeiro dos quinze dias que compõe o Grande Torneio de Sumô de Primavera 2016 (divisão Makuuchi/1ª divisão do sumô):
Akiseyama (Maegashira 16) *1-0 venceu Kitataiki (Maegashira 15) *0-1
Daieisho (Maegashira 14) *1-0 venceu Satoyama (Maegashira 15) *0-1
Daishomaru (Maegashira 14) *1-0 venceu Mitakeumi (Maegashira 13) *0-1
Hidenoumi (Maegashira 12) *1-0 venceu Chiyootori (Maegashira 13) *0-1
Amuru (Maegashira 11) *1-0 venceu Tokushoryu (Maegashira 12) *0-1
Ichinojo (Maegashira 11) *1-0 venceu Tamawashi (Maegashira 10) *0-1
Gagamaru (Maegashira 10) *1-0 venceu Sadanoumi (Maegashira 9) *0-1
Toyohibiki (Maegashira 9) *1-0 venceu Chiyotairyu (Maegashira 8) *0-1
Takanoiwa (Maegashira 8) *1-0 venceu Kaisei (Maegashira 7) *0-1
Shodai (Maegashira 6) *1-0 venceu Takekaze (Maegashira 7) *0-1
Myogiryu (Maegashira 6) *1-0 venceu Shohozan (Maegashira 5) *0-1
Kyokushuho (Maegashira 5) *1-0 venceu Sokokurai (Maegashira 4) *0-1
Ikioi (Maegashira 4) *1-0 venceu Aminishiki (Maegashira 3) *0-1
Aoiyama (Maegashira 3) *1-0 venceu Yoshikaze (Sekiwake) *0-1
Terunofuji (Ozeki) *1-0 venceu Tochinoshin (Maegashira 2) *0-1
Goeido (Ozeki) *1-0 venceu Okinoumi (Maegashira 2) *0-1
Kisenosato (Ozeki) *1-0 venceu Kotoyuki (Maegashira 1) *0-1
Kotoshogiku (Ozeki) *1-0 venceu Takayasu (Maegashira 1) *0-1
Toyonoshima (Sekiwake) *1-0 venceu Kakuryu (Yokozuna) *0-1
Takarafuji (Komusubi) *1-0 venceu Hakuho (Yokozuna) *0-1
Harumafuji (Yokozuna) *1-0 venceu Tochiozan (Komusubi) *0-1
Significado dos símbolos
• O posto de cada lutador está entre parênteses.
• Números com asterisco na frente significam o resultado atual de cada lutador: o primeiro número representa a quantidade de vitórias, enquanto o número posterior representa o somatório de derrotas.
Confira o vídeo com as lutas de hoje (créditos: Kintamayama/YouTube):
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.