Sumô: Brasileiro vence companheiro de posto e conquista 2ª vitória em Tóquio

Kaisei derrotou o komusubi Okinoumi, enquanto o japonês Kisenosato segue invicto e compartilha a liderança do torneio com Hakuho.
Kaisei vence no Torneio de Sumo de Verao 2016 Foto Reproducao NHK 900x600 14 05 2016

O sétimo dia de competição do Torneio de Sumô de Verão, disputado em Tóquio, foi excelente para o lutador do Brasil, que conquistou neste sábado (14) a segunda vitória no evento ao derrotar seu companheiro de posto, o komusubi Okinoumi.

Kaisei não teve vida fácil contra o excelente Okinoumi, tendo de lutar por duas vezes para vencê-lo, isso porque os juízes consideraram que os dois bateram no chão ao mesmo tempo quando caíram no primeiro embate. Contudo, imagens em câmera lenta mostraram que a mão direita do japonês tocou o solo antes do braço esquerdo do brasileiro bater no chão.

Com isso, Kaisei foi obrigado a subir mais uma vez ao dohyu (arena/ringue) para enfrentar Okinoumi. Logo após o face-off, o japonês se viu em desvantagem e tentou usar a perna para desequilibrar o brasileiro, o que foi uma tentativa frustrada em vista de que a determinação e a melhor técnica eram amplamente exibidas pelo lutador do Brasil. Kaisei venceu com um belo  yorikiri e conquistou a segunda vitória na competição, enquanto Okinoumi soma uma vitória e seis derrotas.

Embora registre cinco derrotas e apenas duas vitórias, Kaisei enfrentou, até agora, somente lutadores no posto de komusubi, de ozeki e de yokozuna, portanto, todas as lutas foram as mais difíceis possíveis dentro de uma competição de sumô na seleta divisão Makuuchi.

Contudo, os confrontos do brasileiro a partir de agora serão menos difíceis, já que restam apenas dois sekiwake antes dele enfrentar os maegashira, o que lhe dará a oportunidade de conseguir as oito vitórias necessárias para terminar o torneio com um registro positivo e, consequentemente, uma promoção a sekiwake já no próximo torneio.

Em outras lutas importantes, Hakuho e Kisenosato mantiveram a invencibilidade ao derrotar Aoiyama e Ichinojo, respectivamente. Ambos lideram o torneio com sete vitórias e nenhuma derrota.

Enquanto Hakuho luta para melhorar seu recorde de títulos, já que atualmente ele detém 36 títulos na carreira e é o maior vencedor da era moderna do sumô, Kisenosato mantém vivo seu sonho de se tornar o primeiro yokozuna japonês em 18 anos.

Kisenosato foi o vice-campeão do torneio passado (Grande Torneio de Sumô de Primavera), competição que ele terminou com o excelente registro de treze vitórias e apenas duas derrotas. Portanto, caso conquiste este torneio de forma invicta, caberá aos membros da Associação Japonesa de Sumô (Nihon Sumo Kyokai) avaliar se o japonês merecerá uma promoção ao posto mais alto do sumô, ou seja, yokozuna.

Essa posição tem sido amplamente dominada por lutadores estrangeiros à duas décadas. O último japonês a alcançar este seleto e dificílimo posto foi Wakanohana, em 1998.

Veja abaixo os resultados deste sábado, sétimo dos quinze dias de competição no Grande Torneio de Sumô de Verão (Natsu Basho) 2016, que teve início no dia 8 de maio na arena Ryogoku Kokugikan, em Tóquio, e decorrerá até o dia 22 de maio.

Gagamaru (Maegashira 15) *3-4 venceu Seiro (Maegashira 14) *3-4

Chiyotairyu (Maegashira 16) *3-4 venceu Hidenoumi (Maegashira 13) *2-5

Daishomaru (Maegashira 13) *4-3 venceu Chiyootori (Maegashira 11) *3-4

Endo (Maegashira 15) *5-2 venceu Tokushoryu (Maegashira 10) *3-4

Daieisho (Maegashira 9) *4-3 venceu Amuru (Maegashira 12) ***0-3-4

Mitakeumi (Maegashira 8) *5-2 venceu Takekaze (Maegashira 12) *3-4

Osunaarashi (Maegashira 7) *5-2 venceu Shohozan (Maegashira 11) *5-2

Nishikigi (Maegashira 14) *4-3 venceu Toyonoshima (Maegashira 7) *2-5

Sadanoumi (Maegashira 10) *3-4 venceu Tamawashi (Maegashira 6) *2-5

Takanoiwa (Maegashira 6) *2-5 venceu Sokokurai (Maegashira 9) *3-4

Takarafuji (Maegashira 1) *2-5 venceu Takayasu (Maegashira 5) *4-3

Tochiozan (Maegashira 5) *6-1 venceu Myogiryu (Maegashira 1) *2-5

KAISEI (Komusubi) *2-5 venceu Okinoumi (Komusubi) *1-6

Goeido (Ozeki)*6-1 venceu Yoshikaze (Maegashira 4) *2-5

Kisenosato (Ozeki) *7-0 venceu Ichinojo (Maegashira 2) *3-4

Shodai (Maegashira 2) *1-6 venceu Terunofuji (Ozeki) *2-5

Kotoshogiku (Ozeki) *5-2 venceu Ikioi (Sekiwake) *3-4

Harumafuji (Yokozuna) *6-1 venceu Tochinoshin (Maegashira 4) *5-2

Kotoyuki (Sekiwake) *3-4 venceu Kakuryu (Yokozuna) *5-2

Hakuho (Yokozuna) *7-0 venceu Aoiyama (Maegashira 3) * 2-5

Especificações e significado dos símbolos
• O posto de cada lutador está entre parênteses.
• Números com um asterisco na frente significam o resultado atual de cada lutador: o primeiro número representa a quantidade de vitórias, enquanto o número posterior representa o somatório de derrotas.
• Dois asteriscos significa que o lutador pertence a divisão Juryo (segunda divisão do sumô).
• Três asteriscos significa que o lutador não compareceu a algum confronto por motivos de contusão.

Confira o vídeo com as lutas de hoje (créditos: Kintamayama/YouTube):

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Bar dos carecas em Toquio Imagem Reproducao YouTube Reuters

Bar em Tóquio dá descontos, mas apenas para clientes 'carecas'

Next Article
Kaisei vence Ikioi no 8 dia de Torneio de Sumo de Verao 2016 Foto Asahi Shimbun 900x600 02

Brasileiro conquista 3ª vitória no torneio de sumô em Tóquio

Related Posts