Esportes

Brasileiro conquista mais uma vitória no torneio de sumô em Tóquio

Confirmando a excelente fase, Kaisei alcançou a quarta vitória hoje. A liderança do torneio segue com os invictos Kisenosato e Hakuho.

Confirmando a excelente fase, o lutador do Brasil, Kaisei, derrotou mais um forte oponente na edição 2016 do Torneio de Sumô de Verão, disputado em Tóquio. Desta vez, a “vítima” foi Takarafuji, primeiro classificado entre os maegashira, o que representou a quarta vitória do brasileiro na competição.

Com o intento desta segunda-feira (16), Kaisei precisa de mais quatro vitórias para garantir o posto de komusubi e uma possível promoção a sekiwake.

Enquanto isso, o yokozuna Hakuho e o ozeki Kisenosato continuam imbatíveis e líderes isolados do torneio. As atenções, no entanto, estão amplamente voltadas para Kisenosato, que tem grandes chances de se tornar o primeiro yokozuna japonês em quase duas décadas. Para tanto, ele precisa conquistar o título desse torneio e esperar o conselho da Associação Japonesa de Sumô (Nihon Sumo Kyokai) avaliar se ele merece ocupar o posto mais alto do sumô, já que o ozeki terminou como vice-líder no torneio passado, com treze vitórias e duas derrotas.

A posição de yokozuna tem sido amplamente dominada por lutadores estrangeiros à quase duas décadas. O último japonês a alcançar este seleto e dificílimo posto foi Wakanohana, em 1998.

O posto maior do sumô, único que não é permitido rebaixamento, é um dos mais difíceis de ser alcançado entre todos os postos máximos de cada esporte existente no mundo. Isso porque o sumô tem mais de mil anos de existência e desde o início da era moderna do sumô, que começou após a Primeira Guerra Mundial, em 1908, apenas 71 lutadores conseguiram chegar a esta seleta posição.

O primeiro estrangeiro promovido a yokozuna foi Akebono, do Havaí (EUA), em 1993. Depois dele, mais cinco estrangeiros chegaram à posição, um havaiano (Musashimaru, em 1999) e quatro da Mongólia (Asashoryu, Hakuho, Harumafuji e Kakuryu, em 2003, 2007, 2012 e 2014, respectivamente).

O último japonês yokozuna a se aposentar foi Takanohana, em 2003. Ele chegou ao posto em 1994 e conquistou impressionáveis 22 títulos no Makuuchi, primeira divisão do sumô.

Veja abaixo os resultados desta segunda-feira, nono dos quinze dias de competição no Grande Torneio de Sumô de Verão (Natsu Basho) 2016, que teve início no dia 8 de maio na arena Ryogoku Kokugikan, em Tóquio, e decorrerá até o dia 22 de maio.

Daishomaru (Maegashira 13) *6-3 venceu Amuru (Maegashira 12) ***0-5-4

Takekaze (Maegashira 12) *5-4 venceu Nishikigi (Maegashira 14) *4-5

Shohozan (Maegashira 11) *6-3 venceu Gagamaru (Maegashira 15) *4-5

Tokushoryu (Maegashira 10) *4-5 venceu Chiyotairyu (Maegashira 16) *4-5

Sadanoumi (Maegashira 10) *5-4 venceu Endo (Maegashira 15) *6-3

Daieisho (Maegashira 9) *5-4 venceu Seiro (Maegashira 14) *3-6

Tamawashi (Maegashira 6) *3-6 venceu Chiyootori (Maegashira 11) *4-5

Takanoiwa (Maegashira 6) *4-5 venceu Hidenoumi (Maegashira 13) *2-7

Takayasu (Maegashira 5) *5-4 venceu Sokokurai (Maegashira 9) *4-5

Osunaarashi (Maegashira 7) *6-3 venceu Tochiozan (Maegashira 5) *6-3

Mitakeumi (Maegashira 8) *7-2 venceu Tochinoshin (Maegashira 4) *6-3

Yoshikaze (Maegashira 4) *3-6 venceu Toyonoshima (Maegashira 7) *2-7

Shodai (Maegashira 2) *3-6 venceu Aoiyama (Maegashira 3) *2-7

KAISEI (Komusubi) *4-5 venceu Takarafuji (Maegashira 1) *2-7

Kotoyuki (Sekiwake) *4-5 venceu Myogiryu (Maegashira 1) *3-6

Kotoshogiku (Ozeki) *6-3 venceu Ichinojo (Maegashira 2) *3-6

Kisenosato (Ozeki) *9-0 venceu Goeido (Ozeki) *7-2

Kakuryu (Yokozuna) *7-2 venceu Terunofuji (Ozeki) *2-7

Hakuho (Yokozuna) *9-0 venceu Ikioi (Sekiwake) *3-6

Okinoumi (Komusubi) *3-6 venceu Harumafuji (Yokozuna) *7-2

Especificações e significado dos símbolos
• O posto de cada lutador está entre parênteses.
• Números com um asterisco na frente significam o resultado atual de cada lutador: o primeiro número representa a quantidade de vitórias, enquanto o número posterior representa o somatório de derrotas.
• Dois asteriscos significa que o lutador pertence a divisão Juryo (segunda divisão do sumô).
• Três asteriscos significa que o lutador não compareceu a algum confronto por motivos de contusão.

Confira o vídeo com as lutas de hoje (créditos: Kintamayama/YouTube):

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe uma resposta