Japão investe em banheiros modernos para os Jogos de Tóquio

Para melhor receber os turistas, os tradicionais vasos sanitários de chão estão sendo trocados por sanitários ocidentais em banheiros públicos de todo o Japão.
Mostra de sanitários ocidentais no Japão Foto Kyodo
Foto: Arquivo/Kyodo

Municipalidades de várias regiões do Japão estão em uma empreitada para trocar os tradicionais vasos sanitários japoneses — que ficam no nível do chão — pelos sanitários modernos, uma iniciativa que visa receber melhor os turistas estrangeiros que estarão na capital japonesa durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020.

Vaso sanitário de chão no Japão Foto TripSawy 900x600 1
Vaso sanitário de chão no Japão | Foto TripSawy

De acordo com a agência Reuters, na ilha de Miyajima, sudoeste do Japão, existe uma atração novinha em folha para os turistas bem perto de um dos templos mais antigos do país. O local ganhou uma área de banheiros públicos de última geração quase do tamanho de uma quadra de tênis.

A instalação de 183 metros quadrados — uma parceria do município e da Toto, a maior fabricante japonesa de vasos sanitários — é só uma das centenas que foram aprimoradas em todo o país antes dos Jogos de Tóquio.

Contudo, o desafio é nada diante daquele enfrentado pelos planejadores da Olimpíada de Tóquio anterior. Antes dos Jogos de 1964, só 20% da cidade tinha rede de esgotos, latrinas de poço se espalhavam pela capital e caminhões apelidados de “vagões de mel” percorriam os bairros para sugar os dejetos humanos em tanques e descartá-los em outros locais.

Mas o programa de reforma para 2020 se baseia em um conceito público de saneamento avançado que se enraizou na psique japonesa desde os anos 1960, disse Masakazu Toki, professor emérito de antropologia cultural da Universidade Edogawa.

“O Japão queria se tornar um ‘país de ponta’ aos olhos de seus visitantes tornando o país impecavelmente limpo”, o que ficou evidente em uma campanha para tornar as ruas mais limpas antes da Olimpíada de 1964, disse Toki.

CONTEÚDO RELACIONADO

Trens-bala, uma economia forte, higiene, tudo isso era parte do processo de criar uma nova identidade “de nação avançada”, e a higiene continua sendo uma parte integral da identidade nacional, acrescentou. Olimpíada deste ano não é exceção.

Ajuda do Governo Central

Como uma pesquisa do governo mostrou que cerca de 40% dos banheiros públicos do Japão tinham vasos sanitários de chão em 2016, o governo iniciou uma campanha para ajudar os municípios — particularmente em destinos populares, como Kyoto — a financiarem a conversão destes para vasos com assentos, prevendo que os turistas olímpicos explorarão muito além de Tóquio.

Estatísticas da Agência de Turismo do Japão mostram que um total de 332 banheiros foram reformados entre os anos fiscais de 2017 e 2019.

Além de estabelecer uma higiene digna de louvor, a revolução dos banheiros japoneses fomentou uma cultura de vasos sanitários que chegou a gerar um personagem popular de anime com nádegas no lugar da cabeça e “museus do cocô” que oferecem uma homenagem divertida às visitas ao banheiro, além de banheiros equipados com dispositivos de alta tecnologia, os chamados Japanese High-Tech Toilets.

Sanitário japonês High Tech Foto iStock
Sanitário japonês com equipamento High-Tech | Foto iStock
Vaso sanitário High Tech com tema da Hello Kitty Foto Divulgação
Vaso sanitário High-Tech com tema da Hello Kitty | Foto Divulgação

Com Agência Reuters

Total
0
Shares
Previous Article
Cruzeiro Diamond Princess no Porto de Yokohama Foto Reprodução EPA 900x600 1

Morrem 2 pessoas infectadas por coronavírus em navio no Japão

Next Article
Tsunami em Iwate

EUA estudam ecossistema pós-tsunami no nordeste do Japão

Related Posts