Esportes

Brasileiro confirma boa fase e conquista 7 vitórias no torneio de sumô em Osaka

Kaisei derrotou nada menos do que o formidável Ikioi, que estava invicto até o sétimo dia do torneio, que segue liderado pelo invicto Kisenosato.

O lutador brasileiro, Kaisei, confirmou a boa fase ao conseguir derrotar de forma contundente o excelente Ikioi nesta terça-feira (22), alcançando assim a sétima vitória no décimo dia de competição na edição 2016 do Torneio de Sumô de Primavera, realizado em Osaka, no oeste do Japão.

O público, que lotou o Bodymaker Colosseum, foi o delírio ao ver o ozeki Kisenosato derrotar o yokozuna Kakuryu. O japonês, que ficou em desvantagem logo no início do combate, conseguiu sair de pelo menos três situações aparentemente impossíveis para vencer o mongol por kotenage.

Com a vitória, Kisenosato se manteve como único invicto do torneio e ampliou suas chances de conquistar seu primeiro título no Makuushi (primeira divisão do sumô).

Por outro lado, o japonês que luta por uma promoção ao posto maior do sumô, ou seja, Yokozuna, sofreu hoje a segunda derrota na competição. Kotoshogiku perdeu para o também japonês Goeido, que se livrou de um rebaixamento após atingir a oitava vitória na véspera.

Como resultado, o ozeki Goeido compartilha a vice-liderança da competição com o yokozuna Hakuho, que também venceu hoje. Ambos têm nove vitórias e apenas uma derrota.

Kotoshogiku vê cada vez mais distante suas chances de uma promoção à yokozuna. Para tanto, o ozeki precisaria vencer este torneio para ser promovido automaticamente, isso porque ele conquistou o torneio passado. O último japonês que chegou a esse dificílimo posto foi Wakanohana, em 1998. Desde então, somente lutadores estrangeiros foram promovidos a yokozuna.

Enquanto isso, o yokozuna Harumafuji sofreu uma derrota inesperada para o sekiwake Toyonoshima, que soma agora apenas duas vitórias contra oito derrotas, enquanto o yokozuna da Mongólia registra sete vitórias e três derrotas.

Segundo a imprensa esportiva japonesa, Harumafuji, de 31 anos e que chegou ao posto máximo do esporte em novembro de 2012, tem lutado com uma grave contusão desde o ano passado. “Sua velha lesão no joelho se agravou logo nos primeiros confrontos dessa competição”, afirma o jornal impresso ‘The Asahi Shimbun’.

O décimo de competição, no entanto, foi excelente para o lutador do Brasil. Kaisei derrotou nada menos do que o formidável Ikioi, que estava invicto até o sétimo dia do torneio.

A vitória do brasileiro foi saudada pela imprensa japonesa, isso porque “Kaisei demonstrou um forte espírito de luta” ao conseguir se livrar de uma situação difícil em que Ikioi quase o derrubou. Kaisei, no entanto, se equilibrou com um das pernas para depois conduzir o japonês até o outro extremo do anel, onde “depositou” Ikioi do lado de fora da borda.

Kaisei e Ikioi somam agora sete vitórias e três derrotas, um desempenho considerado excelente para qualquer maegashira, já que ainda faltam cinco dias para o término da competição.

Veja abaixo os resultados desta terça-feira, décimo dos quinze dias que compõe o Grande Torneio de Sumô de Primavera (Haru Basho) 2016 e que acontece até o dia 27 de março na arena do Bodymaker Colosseum, em Osaka, no oeste do Japão:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão do sumô):

Tokushoryu (Maegashira 12) *5-5 venceu Mitakeumi (Maegashira 13) *6-4

Ichinojo (Maegashira 11) *8-2 venceu Chiyootori (Maegashira 13) *6-4

Amuru (Maegashira 11) *6-4 venceu Kitataiki (Maegashira 15) *3-7

Satoyama (Maegashira 15) *5-5 venceu Gagamaru (Maegashira 10) *4-6

Tamawashi (Maegashira 10) *6-4 venceu Daishomaru (Maegashira 14) *5-5

Sadanoumi (Maegashira 9) *5-5 venceu Akiseyama (Maegashira 16) *2-8

Myogiryu (Maegashira 6) *8-2 venceu Daieisho (Maegashira 14) *7-3

Takanoiwa (Maegashira 8) *6-4 venceu Shodai (Maegashira 6) *5-5

Kyokushuho (Maegashira 5) *4-6 venceu Toyohibiki (Maegashira 9) *3-7

Shohozan (Maegashira 5) *2-8 venceu Hidenoumi (Maegashira 12) *4-6

Kaisei (Maegashira 7) *7-3 venceu Ikioi (Maegashira 4) *7-3

Sokokurai (Maegashira 4) *3-5-2 venceu Chiyotairyu (Maegashira 8) *1-9

Takekaze (Maegashira 7) *4-6 venceu Aminishiki (Maegashira 3) *4-6

Kotoyuki (Maegashira 1) *7-3 venceu Aoiyama (Maegashira 3) *3-7

Okinoumi (Maegashira 2) *3-7 venceu Tochiozan (Komusubi) *2-8

Takarafuji (Komusubi) *3-7 venceu Tochinoshin (Maegashira 2) *2-8

Takayasu (Maegashira 1) *3-7 venceu Yoshikaze (Sekiwake) *2-8

Goeido (Ozeki) *9-1 venceu Kotoshogiku (Ozeki) *7-3

Kisenosato (Ozeki) *10-0 venceu Kakuryu (Yokozuna) *7-3

Hakuho (Yokozuna) *9-1 venceu Ozeki Terunofuji *6-4

Toyonoshima (Sekiwake) *2-8 venceu Harumafuji (Yokozuna) *7-3

Especificações e significado dos símbolos
• O posto de cada lutador está entre parênteses.
• Números com asterisco na frente significam o resultado atual de cada lutador: o primeiro número representa a quantidade de vitórias, enquanto o número posterior representa o somatório de derrotas.
• Dois asteriscos significa que o lutador pertence a divisão Juryo (segunda divisão do sumô).
• Três asteriscos significa que o lutador não compareceu ao confronto por motivos de contusão.

Confira o vídeo com as lutas de hoje (créditos: Kintamayama/YouTube):

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe uma resposta