Depois da polêmica envolvendo plágio, o logotipo oficial das Olimpíadas de Tóquio 2020 foi revelado pelo comitê olímpico nesta segunda-feira (25), após a realização de um concurso popular para escolher o novo logo. O vencedor foi o projeto denominado “Harmonized Chequered Emblems”, trazendo as versões dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos na capital japonesa.
A aprovação veio após membros de um painel se reunirem para escolher um dos quatro finalistas selecionados entre aproximadamente 14,5 mil concorrentes. Os membros escolheram os trabalhos levando em consideração a opinião de 40 mil pessoas.
A seleção final dos logotipos levou mais de sete meses, após o primeiro ser descartado devido a acusações de plágio.
A criação do grande vencedor é do designer e artista japonês Asao Tokolo, de 46 anos. Para o comitê, os símbolos representam o espírito do Japão e da cidade de Tóquio.
Os emblemas são compostos por figuras geométricas. O design traz uma esfera em padrão xadrez irregular, mesclando três diferentes tipos de retângulo, em padrões diversos.
“O desenho na cor azul índigo tradicional expressa elegância e sofisticação que exemplificam o Japão”, diz um trecho do texto que apresenta o logotipo vencedor na página oficial Tokyo 2020.
O padrão xadrez foi muito popular no Japão durante o período Edo (1603-1867), esse tipo de forma era chamada de “Ichimatsu Moyo”.
Segundo a organização, as diferentes formas representam os diferentes países dos Jogos, bem como suas culturas e formas de pensar, trazendo a ideia de “união na diversidade”.
*Para saber mais, visite a página oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.