Do Mundo-Nipo
A campeã olímpica sul-coreana Yuna Kim conquistou a melhor pontuação no programa curto de patinação artística nos Jogos Olímpicos de Sochi nesta quarta-feira (19), após uma excelente apresentação ao som de “Send in the Clowns”. Já a promessa japonesa, Mao Asada, decepcionou com uma de suas piores apresentações.
Kim, medalhista olímpica de ouro nas Olimpíadas de Vancouver, fez 74,92 pontos, iniciando com uma combinação de saltos triple lutz/triple toe loop.
“Eu tinha confiança no meu programa curto aqui”, declarou Kim após a apresentação, confessando ter ficado nervosa durante o aquecimento. “No aquecimento, eu estava muito nervosa, eu não podia saltar em tudo, mas tentei acreditar em mim e no que eu havia feito antes”, disse.
A sul-coreana também comentou sobre seu sentimento especial ao patinar. “Eu senti como se estivesse sonhando “, ela disse.
Entretanto, o confronto esperado entre as Kim e a japonesa Mao Asada, medalhista de prata nas Olimpíadas de 2010, acabou não ocorrendo como esperado pelo público nesta quarta-feira.
Mao, que patinou ao som de “Nocture”, caiu na abertura do seu triple axel, recuperando-se para acertar um triple flip, mas errando novamente na combinação de saltos triple loop/double loop.
Qualquer esperança de medalha para japonesa desapareceu. Ela fez apenas 55,51 pontos, ficando com 16º colocação no programa curto.
Até mesmo comentaristas lamentaram a apresentação de Mao, que está entre as patinadoras de maior nível técnico.
Ela declarou a imprensa que não sabe o que fazer com o desempenho que teve. “Tudo o que eu posso fazer é dar tudo o que eu tenho amanhã”, disse Mao.
A maior representante feminina do Japão na patinação artística individual também reconheceu que estava completamente fora de si.
“Depois que eu iniciei o programa, eu não conseguia controlar minhas emoções e meu corpo. Minha única opção é fazer um programa livre com o melhor da minha capacidade”, concluiu Mao.
A surpresa da noite acabou sendo a russa Adelina Sotnikova, que ficou em segundo com 74.64 pontos.
A italiana Carolina Kostner, campeã mundial de 2012, ficou em terceiro com 74,12 pontos.
Akiko Suzuki, que patinou ao som de “Hymne a l’ amour”, foi a melhor colocada japonesa. Ela conquistou 60,97 pontos e terminou em oitavo.
Suzuki, campeã nacional do Japão, disse que fez o melhor que podia e não ficou satisfeita com sua apresentação.
“Eu fiz o que pude sobre o gelo hoje”, disse Suzuki. “Considerando que eu errei meu salto de abertura , eu pensei que executei a maior parte. Eu me sinto tão mal com o meu desempenho”, disse ela.
A outra representante da Terra do Sol Nascente, Kanako Murakami, de apenas 19 anos, fez 55,60 pontos, ocupando 15ª posição.
“Em comparação com a multidão em Saitama (no Japão), a multidão aqui não é tão tensa e eu não me sentia tão nervosa”, disse Murakami. “Eu vou ter um grande futuro no programa livre, não importa o que aconteça”, disse Murakami com otimismo.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.