Esportes de Inverno

Japonês de 80 anos quer ser a pessoa mais velha a esquiar do ponto mais alto do mundo

O velho aventureiro Miura, que em maio se tornou a pessoa mais velha a escalar o Everest, agora pretende descer de esqui o Monte Cho Oyu, de mais de 8 mil metros.

Do Mundo-Nipo

O aventureiro japonês Yuichiro Miura, que em maio se tornou a pessoa mais velha a escalar o Monte Everest, disse neste domingo que espera tornar-se a pessoa mais velha a descer de esqui do ponto mais alto do mundo, informou a agência Kyodo.

 

Yuichiro Miura no Everest, em maio de 2013 (Foto: Kyodo)

Quatro meses antes de chegar ao topo do Everest, o velho aventureiro havia passado pela quarta cirurgia cardíaca (Foto: Kyodo)

 

Em uma entrevista concedida a agência Kyodo, em Hirosaki, na província de Aomori, Miura disse que espera esquiar a partir do topo do Monte Cho Oyu, nos Himalaias.

O Monte Cho Oyu, com seus 8.201 metros, é a sexta montanha mais alta do mundo e o aventureiro pretende descer de esqui juntamente com o seu segundo filho, Gota, de 43 anos.

Gota acompanhou o pai em sua última subida de 8.848 metros do Monte Everest, em maio passado. O intento do octogenário o tornou o homem mais velho do mundo a conseguir escalar o ponto mais alto da terra.

Quatro meses antes de chegar ao topo do Everest no dia 23 de maio, o velho aventureiro passou pela quarta cirurgia cardíaca. Miura já havia chegado ao cume da montanha quando tinha 70 anos e repetiu a dose 10 anos mais tarde para ser tornar o homem mais longevo do mundo a fazê-lo.

E agora, o aventureiro pretende descer de esqui a partir dos 8.201 metros do Monte Cho Oyu em um prazo máximo de cinco anos e, caso consiga o intento daqui a meia década, Miura estará com 85 anos, em um fantástico acontecimento que será difícil de ser repetido.

Yuichiro Miura subindo o Everest, em maio de 2013 (Foto: Kyodo)

Yuichiro Miura subindo o Everest, em maio de 2013 (Foto: Kyodo)

 

Para saber mais sobre Esportes de Inverno, clique em mundo-nipo.com/esportes/esportes-de-inverno. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe um comentário