Atualização: Resultados do último dia do Torneio de Sumô de Nagoya 2014

Veja todos os detalhes do último dia do torneio, que foi conquistado pelo yokozuna Hakuho.

Do Mundo-Nipo

O yokozuna Hakuho derrotou seu compatriota e companheiro de posto, o mongol Harumafuji, no dia 27 de julho, último dia de competição do Grande Torneio de Sumô de Nagoya. Com a vitória, o grande campeão conquistou o torneio e o 30º título da carreira, o que o coloca a apenas três títulos de se tornar o maior vencedor da história do sumô moderno.

 

Hakuho derrota Harumafuji no 15º dia do Torneio de Sumô de Nagoya 2014 (Foto: AJW)
Na luta que foi a mais disputada do último dia, Hakuho derrotou Harumafuji e conseguiu atingir a incrível marca de 30 títulos na carreira (Foto: AJW)

 

O público que lotou o Aichi Prefectural Gymnasium, na cidade de Nagoya (Aichi), na região central do Japão, viu Hakuho mostrar que, aos 29 anos, ainda é o melhor lutador do esporte na atualidade e um dos melhores de todos os tempos.

A luta final do torneio, entre os yokozuna Hakuho e Harumafuji, era, com certeza, a mais esperada, com o torcida japonesa amplamente favorável a Harumafuji, já que a derrota de Hakuho implicava em um triplo play-off, dando uma breve esperança de título a dois lutadores do Japão, o sekiwake Goeido e o ozeki Kotoshogiku, que até então estavam empatados com o yokozuna em números de vitorias, ambos com 12-3.

Logo no início do face-off, Hakuho foi empurrado rapidamente para a borda pelo yokozuna Harumafuji, parecendo que a luta acabaria naquele momento. Mas, para a tristeza da torcida japonesa, Hakuho defendeu-se bem e, depois de um impasse prolongado, o grande campeão finalmente conseguiu um aperto no cinto de Harumafuji, puxando seu adversário para baixo e o fazendo cair aos seus pés.

No fim, Hakuho conquistou o torneio com treze vitórias contra duas derrotas, enquanto Harumafuji amargou mais um torneio com um desempenho abaixo do que é esperado de um yokozuna, encerrando sua participação com dez vitórias contra cinco derrotas.

“Havia alguns solavancos ao longo do caminho, mas eu sabia que se ficasse calmo poderia vencer hoje”, disse Hakuho, que agora está com dois títulos atrás do recorde de 32 campeonatos do lendário yokozuna Taiho. O yokozuna Chiyonofuji é o segundo na lista, com 31 títulos. Aos 29 anos, Hakuho tem uma boa chance de superar essas duas lendas japonesas do sumô.

Antes do confronto entre os dois yokozuna, uma outra luta era atentamente observada, entre o sekiwake Goeido e o ozeki Kotoshogiku. Isso porque determinaria a vantagem de uma vitória do ozeki Kotoshogiku sobre Hakuho, mas, para isso, ele precisaria derrotar o excelente compatriota Goeido e assim forçar um desempate, mesmo com Hakuho derrotando Harumafuji. Entretanto, isso não aconteceu, já que o ozeki foi derrotado por Goeido que, por sua vez, manteve uma breve esperança de lutar pelo título, o que também não foi possível após a vitória de Hakuho na luta final do torneio.

Goeido terminou o torneio com o excelente registro de 12-3, o que lhe rendeu o “Prêmio de Melhor Desempenho”. As boas atuações nos dois últimos torneio e, somada a esta, deu a Goeido a tão esperada promoção a ozeki, um intento mais do que merecido.

O yokozuna Kakuryu derrotou o ozeki Kisenosato, terminando o torneio com um registro razoável – para um yokozuna – de onze vitórias contra quatro derrotas. Kisenosato não foi bem em Nagoya, encerrou com nove vitórias contra seis derrotas.

O maegashira Endo, um lutador em ascensão e a mais nova esperança do Japão em retornar a ter um lutador figurando no posto de yokozuna, encerrou sua participação com um registro positivo de oito vitórias contra sete derrotas. Sua luta final foi contra o búlgaro komusubi Aoiyama, que terminou com 6-9. O resultado, provavelmente, irá colocar Endo como maegashira número um, enquanto o gigante da Bulgária, certamente, será rebaixado.

Definitivamente, o brasileiro não foi bem em Nagoya. No último dia, Kaisei perdeu mais um confronto contra um lutador de baixo escalão. Dessa vez foi para o nono classificado entre os maegashira, Kitataiki. O brasileiro terminou o torneio com o péssimo registro de dez derrotas contra apenas cinco vitórias, um resultado que irá rebaixá-lo no ranking dos maegashira.

Embora Kaisei tenha lutado contra todos os lutadores do auto escalão, de Komusubi a yokozuna, e até conseguido o intento de derrotar a dupla de komusubi, ele não foi capaz de aproveitar as chances que teve em seus confrontos contra lutadores de postos menores, e assim terminar com um registro positivo, o que poderia lhe render, no mínimo, o posto de maegashira top ou, até mesmo, de Komusubi.

Isso porque a dupla de komusubi e os dois maegashira top terminaram o torneio com registros negativos e o brasileiro, que figurava neste torneio como terceiro entre os maegashira, seria um forte candidato a essas posições, mas, para isso, teria de ter conseguido ao menos oito vitórias, o que lhe colocaria como o primeiro sul-americano a conseguir chegar no auto escalão da seleta divisão Makuuchi.

*A matéria acima foi originalmente publicada no dia 27 de julho. Mas uma atualização do servidor a deletou. O Mundo-Nipo, portanto, pede as mais sinceras desculpas aos leitores pelo inconveniente.

 

A seguir, os resultados de domingo, 27 de julho, último dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Nagoya 2014 (Divisão Makuuchi (1ª divisão do sumô):

 VENCEDOR      RES   *TÉCNICA        PERDEDOR      RES
 +Masunoyama   5-10  yorikiri        Wakanosato    5-10
 Tokitenku     7-8   yorikiri        Kyokutenho    6-9
 Arawashi     10-5   kakenage        Sadanoumi     6-9
 Takarafuji    9-6   default         Azumaryu      7-8
 Toyohibiki    8-7   oshidashi       Chiyomaru     8-7
 Chiyotairyu  10-5   hikiotoshi      Gagamaru      5-10
 Terunofuji    9-6   yorikiri        Sokokurai     7-8
 Tokushoryu    4-11  oshitaoshi      Chiyootori    6-9
 Takekaze      9-6   hikiotoshi      Takayasu     11-4
 Kagamio       6-9   yorikiri        Tamawashi     3-12
 Myogiryu     11-4   yorikiri        Osunaarashi   7-8
 Kitataiki     6-9   uwatedashinage  Kaisei (BRA)  5-10
 Yoshikaze     7-8   oshitaoshi      Jokoryu      10-5
 Shohozan      4-11  shitatenage     Toyonoshima  10-5
 Ikioi         5-10  yorikiri        Kyokushuho    6-9
 Endo          8-7   hatakikomi      Aoiyama       6-9
 Tochinowaka   5-10  yorikiri        Aminishiki    3-12
 Goeido       12-3   yorikiri        Kotoshogiku  12-3
 Kakuryu      11-4   yorikiri        Kisenosato    9-6
 HAKUHO       13-2   uwatedashinage  Harumafuji   10-5

 

(RES) Significa o resultado atual de cada lutador: o número na frente representa a quantidade de vitórias e número posterior a quantidade de derrotas.
(*) Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
(+) Significa lutador da divisão Juryo (segunda divisão do sumô).

==Kyodo

 

Confira o vídeo com as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Nagoya 2014.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão e Coreia do Sul concordam em melhorar as relações

Next Article

Japão pretende criar agência de esportes em 2015

Related Posts