O brasileiro Kaisei permanece invicto e líder ao lado de mais três
Hakuho vence e fica mais próximo de bater o recorde de 40 vitórias consecutivas.
Do Mundo-Nipo

O brasileiro Kaisei alcançou sua quinta vitória, permanecendo no grupo dos quatro líderes invictos, que inclui os ozeki Kotooshu e Kotoshogiku e também o yokozuna Hakuho, que nesta quinta-feira conquistou sua 35ª vitória consecutiva para permanecer invicto no quinto dia do Grande Torneio de Sumô de Nagoya.
Hakuho não teve problemas para vencer o maegashira nº 2 Gagamaru (0-5). O gigante, de 206 quilos, caiu estatelado no centro do anel após o grande campeão tê-lo jogado ao chão com apenas um dos braços. O atual campeão não tem dado chances os seus adversários de quebrar a sua incrível sequência de vitórias, que começou no torneio em março e depois em maio, ambos com o registro perfeito de 15-0. Agora, neste torneio de Nagoya, o yokozuna já acumula a incrível marca de 35 vitórias seguidas e segue firme para atingir o recorde de 40 consecutivas, um feito realizado somente na era antiga do sumô.
Em um espetáculo a parte, com uma demonstração impressionante de força, o yokozuna Harumafuji (4-1) humilhou o compatriota mongol Tokitenku (0-5) que, logo após o início do combate, recebeu um poderoso golpe que o fez levantar. A cena foi no mínimo impressionante, com o komusubi voando pelo ar para depois cair de costas no chão.
As chances de promoção a yokozuna desapareceram por completo para Kisenosato, que hoje sofreu uma inusitada derrota para o maegashira nº 2 Chiyotairyu. Esta foi a segunda derrota de Kisenosato no torneio, o que significa que, para ser promovido, terá que vencer todas as dez lutas restantes e ainda torcer por derrotas dos quatro líderes invictos – o que parece altamente improvável.
Já o outro ozeki do Japão, Kotoshogiku, atingiu a quinta vitória ao utilizar de inteligente estratégia para superar o maegashira top Takekaze. O ozeki conteve o ataque do maegashira e teve paciência até poder levá-lo para fora do anel utilizando de seu habitual, mas forte, impulso de pernas. Esse tipo de atitude em um combate demonstra que Kotoshogiku está em sua melhor forma – constante e sólido.
Em uma reviravolta milagrosa, o ozeki da Bulgária, Kotooshu, saiu vencedor no combate contra o sekiwake Myogiryu (2-3). O ozeki parecia que estava pronto para ser superado assim que o combate começou, quando ele foi rapidamente seguro com uma chave de braço que já o estava fazendo perder o equilíbrio na borda do anel, no entanto, no exato momento que estava sendo levado para derrota, o búlgaro inverteu a situação ao usar seu braço esquerdo, revidando a chave de Myogiryu, que perdeu o equilíbrio para despencar do ringue. A vitória é a quinta de Kotooshu, que, “surpreendentemente”, segue invicto e líder ao lado de mais três.
O búlgaro, porém, costuma perder a constância a partir da metade em diante dos torneios, uma característica do ozeki nos últimos anos, mas que talvez possa ser mudada em Nagoya.
O ozeki Kakuryu tinha as mãos cheias contra o top maegashira Takayasu. Mas o mongol vacilou em sua primeira enxurrada de ataques e, em seguida, teve de se contentar com uma posição de luta parelha. Enquanto ele se inclinou e tentou obter uma melhor aderência, seus joelhos dobraram, fazendo com que caísse. A derrota foi a segunda de Kakuryu, que agora vê mais distante as chances de conquistar o torneio de Nagoya.
Goeido (1-4) levou uma surra do komusubi Shohozan (1-4). O sekiwake recebeu fortes tapas no rosto que o fez cair estatelado de costas no chão. Goeido, que venceu apenas uma luta em Nagoya, tem lutado com um forte hematoma no ombro direito e, após o combate com Shohozan, seu rosto também parece ter sofrido sérios hematomas, pois devido aos fortes golpes que recebeu, ficou vermelho como beterraba.
Quem está fazendo bonito em Nagoya é o brasileiro Kaisei, que tem superado seus adversários com impressionante facilidade. Nesta quinta-feira, a vítima do brasileiro foi o maegashira nº 9 Sadanofuji (2-3), que não teve a mínima chance quando teve seus ataques anulados antes de ser conduzido para fora do anel.
A vitória de hoje coloca Kaisei em uma excelente posição no torneio porque, além de estar invicto, com cinco vitórias, e fazer parte do seleto grupo de líderes, o brasileiro fica somente a três vitórias de garantir sua posição ou até subir no ranking dos maegashira.
Confira os resultados desta quinta-feira (11), 5º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Nagoya 2013:
Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):
VENCEDOR *TÉCNICA PERDEDOR
Sokokurai 2-3 yorikiri Wakanosato 2-3 Masunoyama 2-3 yorikiri +Azumaryu 1-4 Shotenro 3-2 hatakikomi Tamawashi 2-3 Kotoyuki 4-1 oshidashi Tamaasuka 2-3 Tochinoshin 3-2 yorikiri Tokushoryu 2-3 Jokoryu 3-2 yorikiri Aran 1-4 Kaisei 5-0 oshidashi Sadanofuji 2-3 Chiyonokuni 2-3 sukuinage Aoiyama 3-2 Kitataiki 3-2 yorikiri Daido 0-5 Toyohibiki 3-2 oshidashi Toyonoshima 3-2 Ikioi 3-2 oshidashi Yoshikaze 3-2 Takarafuji 2-3 yorikiri Fujiazuma 1-4 Kyokutenho 3-2 yorikiri Okinoumi 3-2 Tochiozan 3-2 oshidashi Aminishiki 1-4 Shohozan 1-4 tsukitaoshi Goeido 1-4 Kotooshu 5-0 uwatenage Myogiryu 2-3 Takayasu 3-2 shitatenage Kakuryu 3-2 Kotoshogiku 5-0 yorikiri Takekaze 0-5 Chiyotairyu 4-1 okuridashi Kisenosato 3-2 Harumafuji 4-1 tsukitaoshi Tokitenku 0-5 Hakuho 5-0 sukuinage Gagamaru 0-5
• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo
As informações da tabela são da Kyodo News.
Veja o vídeo com as lutas de hoje:
• Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Nagoya 2013
Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.