Resultados do 5º dia do Grande Torneio de Sumô de Nagoya

O brasileiro Kaisei permanece invicto e líder ao lado de mais três, que inclui o yokozuna Hakuho, que está mais próximo de bater o recorde de 40 vitórias consecutivas.

O brasileiro Kaisei permanece invicto e líder ao lado de mais três

Hakuho vence e fica mais próximo de bater o recorde de 40 vitórias consecutivas.


Do Mundo-Nipo

Kotooshu derrota Myogiryu em Nagoya 2013 (Foto: Jun Kaneko / The Asahi Shimbun)
Em uma reviravolta milagrosa, o ozeki Kotooshu saiu vencedor no combate contra o sekiwake Myogiryu (Foto: Jun Kaneko / The Asahi Shimbun)

O brasileiro Kaisei alcançou sua quinta vitória, permanecendo no grupo dos quatro líderes invictos, que inclui os ozeki Kotooshu e Kotoshogiku e também o yokozuna Hakuho, que nesta quinta-feira conquistou sua 35ª vitória consecutiva para permanecer invicto no quinto dia do Grande Torneio de Sumô de Nagoya.

Hakuho não teve problemas para vencer o maegashira nº 2 Gagamaru (0-5). O gigante, de 206 quilos, caiu estatelado no centro do anel após o grande campeão tê-lo jogado ao chão com apenas um dos braços. O atual campeão não tem dado chances os seus adversários de quebrar a sua incrível sequência de vitórias, que começou no torneio em março e depois em maio, ambos com o registro perfeito de 15-0. Agora, neste torneio de Nagoya, o yokozuna já acumula a incrível marca de 35 vitórias seguidas e segue firme para atingir o recorde de 40 consecutivas, um feito realizado somente na era antiga do sumô.

Em um espetáculo a parte, com uma demonstração impressionante de força, o yokozuna Harumafuji (4-1) humilhou o compatriota mongol Tokitenku (0-5) que, logo após o início do combate, recebeu um poderoso golpe que o fez levantar. A cena foi no mínimo impressionante, com o komusubi voando pelo ar para depois cair de costas no chão.

As chances de promoção a yokozuna desapareceram por completo para Kisenosato, que hoje sofreu uma inusitada derrota para o maegashira nº 2 Chiyotairyu. Esta foi a segunda derrota de Kisenosato no torneio, o que significa que, para ser promovido, terá que vencer todas as dez lutas restantes e ainda torcer por derrotas dos quatro líderes invictos – o que parece altamente improvável.

Já o outro ozeki do Japão, Kotoshogiku, atingiu a quinta vitória ao utilizar de inteligente estratégia para superar o maegashira top Takekaze. O ozeki conteve o ataque do maegashira e teve paciência até poder levá-lo para fora do anel utilizando de seu habitual, mas forte, impulso de pernas. Esse tipo de atitude em um combate demonstra que Kotoshogiku está em sua melhor forma – constante e sólido.

Em uma reviravolta milagrosa, o ozeki da Bulgária, Kotooshu, saiu vencedor no combate contra o sekiwake Myogiryu (2-3). O ozeki parecia que estava pronto para ser superado assim que o combate começou, quando ele foi rapidamente seguro com uma chave de braço que já o estava fazendo perder o equilíbrio na borda do anel, no entanto, no exato momento que estava sendo levado para derrota, o búlgaro inverteu a situação ao usar seu braço esquerdo, revidando a chave de Myogiryu, que perdeu o equilíbrio para despencar do ringue. A vitória é a quinta de Kotooshu, que, “surpreendentemente”, segue invicto e líder ao lado de mais três.

O búlgaro, porém, costuma perder a constância a partir da metade em diante dos torneios, uma característica do ozeki nos últimos anos, mas que talvez possa ser mudada em Nagoya.

O ozeki Kakuryu tinha as mãos cheias contra o top maegashira Takayasu. Mas o mongol vacilou em sua primeira enxurrada de ataques e, em seguida, teve de se contentar com uma posição de luta parelha. Enquanto ele se inclinou e tentou obter uma melhor aderência, seus joelhos dobraram, fazendo com que caísse. A derrota foi a segunda de Kakuryu, que agora vê mais distante as chances de conquistar o torneio de Nagoya.

Goeido (1-4) levou uma surra do komusubi Shohozan (1-4). O sekiwake recebeu fortes tapas no rosto que o fez cair estatelado de costas no chão. Goeido, que venceu apenas uma luta em Nagoya, tem lutado com um forte hematoma no ombro direito e, após o combate com Shohozan, seu rosto também parece ter sofrido sérios hematomas, pois devido aos fortes golpes que recebeu, ficou vermelho como beterraba.

Quem está fazendo bonito em Nagoya é o brasileiro Kaisei, que tem superado seus adversários com impressionante facilidade. Nesta quinta-feira, a vítima do brasileiro foi o maegashira nº 9 Sadanofuji (2-3), que não teve a mínima chance quando teve seus ataques anulados antes de ser conduzido para fora do anel.

A vitória de hoje coloca Kaisei em uma excelente posição no torneio porque, além de estar invicto, com cinco vitórias, e fazer parte do seleto grupo de líderes, o brasileiro fica somente a três vitórias de garantir sua posição ou até subir no ranking dos maegashira.

 

Confira os resultados desta quinta-feira (11), 5º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Nagoya 2013:

 

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
 Sokokurai    2-3  yorikiri     Wakanosato   2-3
 Masunoyama   2-3  yorikiri     +Azumaryu    1-4
 Shotenro     3-2  hatakikomi   Tamawashi    2-3
 Kotoyuki     4-1  oshidashi    Tamaasuka    2-3
 Tochinoshin  3-2  yorikiri     Tokushoryu   2-3
 Jokoryu      3-2  yorikiri     Aran         1-4
 Kaisei       5-0  oshidashi    Sadanofuji   2-3
 Chiyonokuni  2-3  sukuinage    Aoiyama      3-2
 Kitataiki    3-2  yorikiri     Daido        0-5
 Toyohibiki   3-2  oshidashi    Toyonoshima  3-2
 Ikioi        3-2  oshidashi    Yoshikaze    3-2
 Takarafuji   2-3  yorikiri     Fujiazuma    1-4
 Kyokutenho   3-2  yorikiri     Okinoumi     3-2
 Tochiozan    3-2  oshidashi    Aminishiki   1-4
 Shohozan     1-4  tsukitaoshi  Goeido       1-4
 Kotooshu     5-0  uwatenage    Myogiryu     2-3
 Takayasu     3-2  shitatenage  Kakuryu      3-2
 Kotoshogiku  5-0  yorikiri     Takekaze     0-5
 Chiyotairyu  4-1  okuridashi   Kisenosato   3-2
 Harumafuji   4-1  tsukitaoshi  Tokitenku    0-5
 Hakuho       5-0  sukuinage    Gagamaru     0-5

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja o vídeo com as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Nagoya 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Ativista chinês deixa Taiwan para retornar aos EUA

Next Article

Peixes com altos níveis de radioatividade são encontrados em Ibaraki

Related Posts