Resultados do 4º dia do Grande Torneio de Sumô de Ano Novo

O brasileiro Kaisei conseguiu a primeira vitória, enquanto a dupla de líderes, Hakuho e Goeido, mantiveram-se invictos.

Do Mundo-Nipo

O ozeki Kisenosato obteve uma vitória suada sobre Okinoumi nesta quarta-feira (15), enquanto o yokozuna Hakuho venceu mais uma e segue líder ao lado do também invicto sekiwake Goeido após quatro dias de competição no Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

 

Goeido derrota Takekaze no 4º dia do Torneio de Sumô de Ano Novo 2014 (Foto: AJW)
Goeido conquistou a quarta vitória após derrotar o maegashira nº 4 Takekaze (Foto: AJW)

 

Kisenosato manteve suas esperanças de uma promoção a yokozuna após conseguir uma importante vitória sobre Okinoumi nesta quarta-feira. Foi a terceira vitória consecutiva do ozeki japonês após a inesperada e prematura derrota para Toyonoshima no primeiro dia de competição. Embora tenha sofrido para vencer o primeiro no ranking dos maegashira, Kisenosato demonstrou um grande espírito de luta que lhe valeu superar o promissor Okinoumi que, por sua vez, caiu para sua segunda derrota.

Na última luta do dia, o yokozuna Hakuho precisou apenas de um segundo para derrotar Chiyotairyu, segundo entre os maegashira, que, por sua vez, não conseguiu uma única vitória neste torneio, enquanto Hakuho segue líder com quatro vitórias contra nenhuma derrota.

Como o companheiro yokozuna Harumafuji está fora do torneio devido a uma lesão no tornozelo, Hakuho é o provável favorito para ganhar a primeira competição do ano, o que seria o seu 28º título da carreira.

Já o sekiwake Goeido fez a sua parte para manter-se invicto na liderança ao lado de Hakuho. O sekiwake, que busca uma promoção a ozeki, derrotou Takekaze, quarto entre os maegashira, que até lutou bravamente, usando vários movimentos de braços, mas não foi páreo para Goeido, e acabou caindo para 2-2.

Kotoshogiku, que precisa vencer oito lutas para manter sua posição de ozeki, obteve a segunda vitória sem precisar lutar, já que seu oponente no quarto dia de competição seria o komosubi Myogiryu, mas este foi obrigado a retirar-se do torneio por causa de uma lesão. Myogiryu então caiu para 0-4 enquanto Kotoshogiku melhorou o registro para 2-2.

O ozeki da Mongólia, Kakuryu, derrotou o primeiro no ranking dos maegashira, Toyonoshima (2-2), para permanecer na vice-liderança com três vitórias contra uma derrota.

O búlgaro Kotooshu, que agora ocupa a posição de sekiwake após perder o posto de ozeki depois de ter se retirado de dois torneios consecutivos com registros negativos, ambos devido à lesão, conseguiu jogar o experiente Aminishiki no chão. Ocupando a posição de maegashira número quatro neste torneio, Aminishiki não está em sua melhor forma, o que reflete um registro ruim de quatro derrotas. Já Kotooshu conquistou a sua terceira vitória e segue na vice-liderança ao lado de mais dez lutadores com 3-1.

Em um confronto de lutadores promissores, o komusubi Tochiozan saiu vencedor após derrotar Ikioi, segundo no ranking dos maegashira. Embora sejam lutadores de grande potencial, Tochiozan e Ikioi não estão bem neste torneio. Ambos registram apenas uma vitória contra três derrotas.

O quarto dia de competição foi bom para o brasileiro Kaisei, que conseguiu sua primeira vitória após derrotar Takayasu, maegashira de número nove, que caiu para 2-2.

Kaisei, que ocupa a sexta posição entre os maegashira, terminou os dois últimos torneios com registros negativos de 7-8, o que tem feito sua posição no ranking cair a cada competição.

 

Confira os resultados desta quarta-feira (13), 4º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Ano Novo de 2014:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
 Tokushoryu   3-1  yorikiri       +Chiyoo      1-3
 Satoyama     3-1  shitatehineri  Kagamio      1-3
 Kyokushuho   2-2  oshidashi      Masunoyama   2-2
 Gagamaru     3-1  hatakikomi     Osunaarashi  2-2
 Takanoiwa    1-3  oshidashi      Chiyootori   1-3
 Tokitenku    2-2  yorikiri       Sadanofuji   2-2
 Yoshikaze    3-1  hatakikomi     Kitataiki    2-2
 Tochinowaka  3-1  yorikiri       Shotenro     1-3
 Endo         3-1  shitatenage    Takarafuji   1-3
 Tamawashi    3-1  tsukidashi     Fujiazuma    1-3
 Kaisei       1-3  oshidashi      Takayasu     2-2
 Aoiyama      2-2  hatakikomi     Shohozan     3-1
 Kyokutenho   2-2  shitatenage    Toyohibiki   2-2
 Tochiozan    1-3  sukuinage      Ikioi        1-3
 Goeido       4-0  hatakikomi     Takekaze     2-2
 Kotooshu     3-1  oshitaoshi     Aminishiki   0-4
 Kotoshogiku  2-2  default        Myogiryu     0-4
 Kakuryu      3-1  hatakikomi     Toyonoshima  2-2
 Kisenosato   3-1  yorikiri       Okinoumi     2-2
 Hakuho       4-0  hikiotoshi     Chiyotairyu  0-4

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Assista as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Ano Novo de 2014.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Lista do ranking de lutadores para o Grande Torneio de Sumô de Ano Novo

Next Article

Dólar fecha perto da estabilidade com dados positivos dos EUA

Related Posts