Resultados do 10º dia do Grande Torneio de Sumô de Nagoya

Hakuho atingiu a impressionante marca de 40 vitórias consecutivas, permanecendo como único invicto e com uma vitória à frente da dupla de vice-líderes, que inclui a o brasileiro Kaisei, que está fazendo bonito em Nagoya.

Hakuho bate o recorde de 40 vitórias ininterruptas e faz história no sumô

O brasileiro Kaisei venceu e permanece na vice-liderança ao lado do ozeki Kotooshu.


Do Mundo-Nipo

Hakuho venceu Myogiryu no 10º dia de torneio em Nagoya (Foto: Taku Hosokawa / The Asahi Shimbun)
Hakuho atingiu a impressionante marca de 40 vitórias ininterruptas após derrotar Myogiryu nesta terça-feira (Foto: Taku Hosokawa / The Asahi Shimbun)

O yokozuna Hakuho acrescentou mais um ponto a sua impressionante série de vitórias, agora com 40, para permanecer como único invicto no Grande Torneio de Sumô de Nagoya, ficando com uma vitória à frente da dupla de vice-líderes, que inclui a o brasileiro Kaisei, que está fazendo bonito em Nagoya.

Com um golpe perfeito, “Kotenage”, Hakuho derrotou o excelente sekiwake Myogiryu, alcançando a incrível marca de 40 vitórias consecutivas. Ele é o primeiro lutador, desde a Era Showa (1926-1989), a conseguir o feito. Sua meta agora está definida não só em conquistar o torneio, mas também em chegar ao final sem nenhuma perda e atingir a incrível marca de 45 vitórias ininterruptas e, assim, conquistar o 26º título da carreira.

Em uma situação totalmente diferente, está o recém-promovido yokozuna Harumafuji, que ontem já havia perdido sua terceira luta, sofreu mais uma derrota nesta terça-feira. O mongol não foi capaz de superar o sekiwake Goeido (3-7). Harumafuji parece lutar sem motivação e não tem sido capaz de demonstrar suas formidáveis técnicas, das quais o levaram a conquistar dois torneios seguidos, ambos com registros perfeitos de 15-0, o que resultou em sua promoção ao posto maior do sumô.

Realizando sua melhor série de vitórias em anos, o ozeki Kotooshu mais uma vez mostrou-se extremamente superior contra o seu oponente. Logo no face-off, o búlgaro segurou, com facilidade, o cinto do maegashira nº 4 Kyokutenho (3-7) com a mão direita, e, embora tenha precisado de algum tempo para obter uma melhor posição de pernas, controlou a luta até garantir sua nona vitória. A única derrota de Kotooshu até agora foi para Takayasu no dia 12 de julho.

Em um duelo entre ozeki, Kisenosato foi convincente ao derrotar o ótimo Kakuryu, ambos estão com 7-3. Kisenosato assumiu o controle no face-off e, mesmo após um golpe do mongol em sua garganta, conseguiu conduzi-lo para fora do anel e selar a sétima vitória em Nagoya. Talvez, agora que a pressão sobre os seus ombros de torna-se o primeiro yokozuna japonês em mais de uma década tenha sessado, o que foi adiado para os próximos torneios quando sofreu a terceira derrota, Kisenosato volte a exibir seu verdadeiro sumô e dê trabalho a Hakuho quando ambos se enfrentarem no final desta semana.

O ozeki Kotoshogiku não conseguiu mostrar muita determinação em sua luta contra o maegashira nº 2 Tochiozan, foi empurrado para fora do anel e também para a sua quarta derrota. Tochiozan tem sete vitórias, três delas sobre adversários no posto de ozeki.

O komusubi Tokitenku (2-8) venceu por default sobre o maegashira top Takekaze, que se retirou em consequência de uma lesão depois de perder oito lutas. Já o komusubi Shohozan foi empurrado para a sua terceira derrota pelo outro maegashira top, Takayasu, que está se saindo bem, com seis vitórias.

O brasileiro Kaisei atingiu a nona vitória após derrotar o maegashira nº 7 Yoshikaze para permanecer na vice-liderança ao lado de Kotooshu. Mais uma vez o brasileiro fez parecer que seu nível está bem acima entre os maegashira em posição inferior. Kaisei, que tem exibido uma impressionante determinação aliado a técnicas que não lhe são comuns, vem superando seus adversários com extrema facilidade.

Foram nove vitórias em 10 combates, e amanhã poderá ficar a uma vitória de alcançar o seu melhor resultado na divisão Makuuchi se ele conseguir superar o excelente Chiyotairyu, que atualmente ocupa a terceira posição entre os maegashira e está muito bem em Nagoya, com seis vitórias, a maioria em cima de lutadores de alto escalão. Ele derrotou os dois sekiwake, foi o algoz da primeira derrota de Kisenosato e, de quebra, ainda venceu o yokozuna Harumafuji.

Devido a isto, as apostas para o duelo de amanhã estão em cima de Chiyotairyu, algo que pode ser benéfico para Kaisei, já que ele não tem a pressão de ser o favorito, além de estar em ótima forma, tem chances de surpreender a todos na quarta-feira e ainda permanecer como vice-líder pela primeira vez em 11 dias de combates em um torneio.

 

Confira os resultados desta terça-feira (16), 10º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Nagoya 2013:

 

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
 Tokushoryu   6-4  yorikiri        +Azumaryu    4-6
 Masunoyama   6-4  yorikiri        Sokokurai    4-6
 Shotenro     7-3  hatakikomi      Kotoyuki     5-5
 Jokoryu      4-6  shitatenage     Daido        0-10
 Aran         5-5  hikiotoshi      Wakanosato   4-6
 Tamaasuka    5-5  tsukiotoshi     Toyohibiki   6-4
 Takarafuji   6-4  sukuinage       Tamawashi    4-6
 Kaisei       9-1  yorikiri        Yoshikaze    4-6
 Aoiyama      8-2  hatakikomi      Ikioi        5-5
 Fujiazuma    3-7  yorikiri        Sadanofuji   3-7
 Okinoumi     7-3  yorikiri        Chiyotairyu  6-4
 Aminishiki   3-7  yoritaoshi      Toyonoshima  4-6
 Gagamaru     2-8  oshidashi       Kitataiki    5-5
 Takayasu     6-4  tsukitaoshi     Shohozan     3-7
 Tokitenku    2-8  default         Takekaze     1-9
 Kotooshu     9-1  yorikiri        Kyokutenho   3-7
 Kisenosato   7-3  oshidashi       Kakuryu      7-3
 Tochiozan    7-3  yorikiri        Kotoshogiku  6-4
 Hakuho      10-0  kotenage        Myogiryu     5-5
 Goeido       3-7  sukuinage       Harumafuji   6-4

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja o vídeo com as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Nagoya 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Ex-premiê do Japão entra com processo por difamação contra Shinzo Abe

Next Article

Forte terremoto pode causar erupção no Monte Fuji, indica pesquisa

Related Posts