Resultados do 7º dia do Grande Torneio de Sumô de Kyushu

Os dois yokozuna seguem líderes e únicos invictos, enquanto o brasileiro consegue a terceira vitória consecutiva.

Do Mundo-Nipo

Hakuho e Harumafuji venceram seus oponentes neste sábado (16), seguindo líderes e como únicos invictos após sete dias de competição no Fukuoka Kokusai Center, em Fukuoka, província no sul de Kyushu, maior ilha do Japão.

 

Hakuho vs Shohozan no 7º dia do Torneio de Kyushu 2013 (Foto: Kyodo)
Caso os dois yokozuna mantenham os bom desempenho, será a primeira vez em quatro torneios que Harumafuji chegará à luta final em condições de conquistar título (Foto: Kyodo)

 

Na penúltima luta do dia, Harumafuji empurrou Takekaze com vários golpes poderosos para, em seguida, colocar a mão na parte de trás da cabeça de seu adversário e forçá-lo a desabar no chão, o que representa mais uma vitória do yokozuna por “hatakikomi”. O maegashira número três caiu para 4-3, enquanto Harumafuji seguiu invicto com sete vitórias.

Hakuho, por sua vez, aplicou a mesma técnica de Harumafuji para derrotar o komusubi Shohozan (1-6) e se manter na liderança. Os dois yokozuna são os únicos que não sofreram derrotas e, caso continue assim até o último dia de competição, será a primeira vez em quatro torneios que Harumafuji chegará à luta final em condições de conquistar o título.

O ozeki Kisenosato conquistou a sexta vitória após conduzir Homasho até os limites do anel, o que resultou na quinta derrota do quarto no ranking dos maegashira. Já o ozeki do Japão segue compartilhando a vice-liderança com mais três lutadores.

O que prometia ser um combate difícil acabou por culminar em vitória fácil após o ozeki da Mongólia, Kakuryu, levar o experiente Toyonoshima ao desiquilíbrio e consequente queda. Embora tenha parecido que o ozeki pisou do lado de fora da borda antes do maegashira número dois desabar, o replay mostrou que a vitória do mongol foi incontestável. Kakuryu segue com cinco vitórias contra duas derrotas, enquanto Toyonoshima registra 2-5.

Depois de duas derrotas seguidas, hoje o sekiwake Goeido foi extremamente contundente em sua vitória sobre o quarto entre os maegashira, Tochinowaka, que caiu para sua quinta derrota, enquanto o sekiwake melhorou sua participação em Fukuoka para 5-2, um resultado que reascende as esperanças de Goeido a uma promoção ao posto de ozeki.

Já o outro sekiwake, Tochiozan, foi derrotado pelo primeiro no ranking dos maegashira, Myogiryu. Ambos registram três vitórias contra quatro derrotas..

O promissor Okinoumi conseguiu superar o experiente Aminishiki, primeiro entre os maegashira. Agora, tanto o komusubi como Aminishiki estão com três vitórias contra quatro derrotas.

O sétimo dia de competição foi excelente para o lutador do Brasil. Kaisei, quinto entre os maegashira, conseguiu a terceira vitória consecutiva após vencer facilmente Sadanofuji, nono no ranking dos maegashira que, por sua vez, sofreu a quarta derrota, enquanto o brasileiro melhorou sua participação para quatro vitórias contra três derrotas.

Agora, Kaisei precisa conseguir apenas mais quatro vitórias entre as oito que lhe restam no torneio, o que lhe garantirá não só a permanência entre os primeiros no ranking dos maegashira como também melhorar sua classificação.

 

Confira os resultados deste sábado (16), 7º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Kyushu 2013:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
+Chiyonokuni  4-3  hatakikomi      Tokushoryu   3-4
 Fujiazuma    6-1  hatakikomi      Shotenro     6-1
 Jokoryu      3-4  yorikiri        Tamaasuka    2-5
 Kyokushuho   4-3  katasukashi     Masunoyama   5-2
 Tamawashi    3-4  default         Kotoyuki     4-3
 Osunaarashi  3-4  yorikiri        Tokitenku    2-5
 Takarafuji   3-4  yorikiri        Yoshikaze    2-5
 Toyohibiki   4-3  kotenage        Gagamaru     3-4
 Ikioi        5-2  tsukiotoshi     Kitataiki    4-3
 Endo         2-5  uwatedashinage  Chiyotairyu  5-2
 Kaisei       4-3  hikiotoshi      Sadanofuji   3-4
 Aoiyama      6-1  tsukidashi      Tenkaiho     1-6
 Kyokutenho   2-5  shitatenage     Takayasu     1-6
 Okinoumi     3-4  hatakikomi      Aminishiki   3-4
 Myogiryu     3-4  hatakikomi      Tochiozan    3-4
 Goeido       5-2  kubinage        Tochinowaka  2-5
 Kakuryu      5-2  hatakikomi      Toyonoshima  2-5
 Kisenosato   6-1  oshidashi       Homasho      2-5
 Harumafuji   7-0  hatakikomi      Takekaze     4-3
 Hakuho       7-0  hatakikomi      Shohozan     1-6

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Kyushu 2013.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Príncipe Mikasa recebe alta de hospital

Next Article

Ilha Izu Oshima realiza memorial para vítimas de deslizamentos de terra

Related Posts