Hakuho continua imbatível e atinge a incrível marca de 41 vitórias consecutivas
O brasileiro Kaisei e o búlgaro Kotooshu sofreram a segunda derrota, mas continuam na vice-liderança.
Do Mundo-Nipo
O yokozuna Hakuho atingiu a impressionante marca de 41ª vitórias seguidas ao vencer o compatriota mongol Kakuryu nesta quarta-feira (17), para permanecer líder isolado e mais próximo de conquistar seu 26º título da carreira, enquanto os vice-líderes, o brasileiro Kaisei e o búlgaro Kotooshu, sofreram a segunda derrota no 11º dia do torneio em Nagoya.
Na luta final dos combates de hoje, o ozeki Kakuryu (7-4) arrancou para cima de Hakuho, empurrando rapidamente o yokozuna até a borda do anel, porém, com a atitude de um grande campeão, Hakuho se recompôs rapidamente e encaixou uma chave de braço para enviar seu adversário além dos limites do anel.
A vitória deu a Hakuho uma vantagem de duas para Kotooshu e Kaisei, que mesmo após perderem seus combates de hoje, continuam como vice-líderes, grupo que agora é formado por três. O maegashira nº 9 Aoiyama também está com 9-2.
Precisando desesperadamente por fim a uma humilhante sequência de três derrotas, o yokozuna Harumafuji agarrou o braço esquerdo de Kotooshu logo após o face-off e enviou o ozeki em uma questão de segundos para fora do anel, melhorando seu registro para 7-4, uma marca extremamente negativa para um lutador que ocupa o posto maior do sumô.
Kotooshu, que tem sido impressionante neste torneio e está em busca de seu primeiro título desde 2008, viu suas chances diminuírem ao sofrer a segunda derrota. Entretanto, o ozeki da Bulgária ainda tem ‘chance matemática’ de conquistar o torneio, porém, para tanto, terá de contar com uma derrota de Hakuho e ainda vencê-lo para provocar uma revanche, o que é algo um tanto improvável, uma vez que Hakuho tem demonstrado estar mais imbatível do que nunca.
Em outro grande combate, o ozeki Kisenosato (8-3), que teve as expectativas frustradas, “prematuramente”, para sua promoção a yokozuna, enviou o sekiwake Myogiryu para a sexta derrota contra cinco vitórias.
O ozeki Kotoshogiku retomou o caminho de vitórias após usar seus famosos impulsos de pernas que propulsiona o corpo (marca registrada do japonês) para enviar o quarto classificado a maegashira, Kyokutenho (3-8), para fora do anel e conquistar a sétima vitória em onze combates.
Com um desempenho muito abaixo do habitual na primeira metade do torneio, o sekiwake Goeido parece ter recuperado suas forças após a vitória de ontem sobre o yokozuna Harumafuji, que sofreu a quarta derrota em Nagoya. Hoje, o sekiwake conseguiu arrancar uma suada vitória após expulsar, meio que atabalhoadamente, o maegashira nº 1 Takayasu (6-5) para fora do dohyo. Goeido agora está com quatro vitórias contra sete derrotas.
O maegashira nº 2 Tochiozan assegurou-se no posto após atingir a oitava vitória em cima do komusubi Shohozan, que sofreu a oitava derrota, enquanto o outro komusubi, Tokitenku, bateu o maegashira nº 2 Gagamaru, melhorando seu fraco registro que agora somam três vitórias contra oito derrotas. Gagamaru também está com um fraco desempenho em Nagoya, com apenas duas vitórias contra nove derrotas.
A surpresa do torneio, o brasileiro Kaisei, sofreu a segunda derrota após uma sequência de quatro vitórias, embalada depois que foi derrotado pelo maegashira nº 9 Aoiyama no sexto dia de torneio. Antes, porém, Kaisei encontrava-se invicto e líder ao lado de Hakuho e mais dois.
Apesar da derrota de hoje para o excelente Chiyotairyu (7-4), terceiro classificado a maegashira, e que antes derrotou quase todos os lutadores de alto escalão que enfrentou, incluindo o yokozuna Harumafuji, não tirou o brasileiro da vice-liderança, mas o deixou em uma posição difícil na corrida pelo titulo em Nagoya.
Agora Kaisei encontra-se na mesma situação que os dois outros vice-líderes, Kotooshu e Aoiyama, que além de não poder sofrer mais derrotas, terão de torcer por uma eventual derrota de Hakuho no decorrer dos quatro dias que restam para o término do torneio e ainda conseguir a incrível façanha de derrotar o campeão em um combate direto para reivindicar uma revanche, o que é altamente improvável, já que o yokozuna encontra-se em sua melhor forma e focado em conquistar o terceiro título consecutivo.
Até o momento, entretanto, o desempenho de Kaisei tem sido excelente e o seu registro de 9-2 já lhe garante uma escalada entre os maegashira e talvez, quem sabe, até consiga uma promoção a maegashira top caso ele conquiste mais umas duas vitórias, um posto recentemente figurado pelo brasileiro.
Confira os resultados desta quarta-feira (17), 11º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Nagoya 2013:
Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):
VENCEDOR *TÉCNICA PERDEDOR
Sokokurai 5-6 yorikiri Tamawashi 4-7 Kotoyuki 6-5 oshidashi Wakanosato 4-7 Masunoyama 7-4 oshidashi Aran 5-6 Sadanofuji 4-7 yorikiri Daido 0-11 Tokushoryu 7-4 oshidashi Kitataiki 5-6 Shotenro 8-3 hatakikomi Toyohibiki 6-5 Yoshikaze 5-6 yorikiri Tamaasuka 5-6 Takarafuji 7-4 kotanage Jokoryu 4-7 Aoiyama 9-2 hatakikomi Toyonoshima 4-7 Ikioi 6-5 hatakikomi Okinoumi 7-4 Fujiazuma 4-7 tsukidashi Aminishiki 3-8 Chiyotairyu 7-4 uwatenage Kaisei 9-2 Tokitenku 3-8 sukuinage Gagamaru 2-9 Tochiozan 8-3 hatakikomi Shohozan 3-8 Goeido 4-7 yorikiri Takayasu 6-5 Kotoshogiku 7-4 yorikiri Kyokutenho 3-8 Kisenosato 8-3 oshidashi Myogiryu 5-6 Harumafuji 7-4 tottari Kotooshu 9-2 HAKUHO 11-0 kotenage Kakuryu 7-4
• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo
As informações da tabela são da Kyodo News.
Veja o vídeo com as lutas de hoje:
• Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Nagoya 2013
Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.