Resultados do 3º dia do Grande Torneio de Sumô de Outono

Hakuho mostrou que ainda é o homem a ser batido. Kisenosato foi o único que perdeu entre os ozeki, enquanto o brasileiro sofreu a segunda derrota.

Hakuho mostrou que ainda é o homem a ser batido

Kisenosato foi o único que perdeu entre os ozeki, enquanto o brasileiro sofreu a segunda derrota.


Do Mundo-Nipo

Kisenosato perde no 3º dia do Torneio de Outono 2013 (Foto: Sochiro Yamamoto/The Asahi Shimbun)
Kisenosato foi o único entre os ozeki que perdeu nesta segunda-feira (Foto: Sochiro Yamamoto/The Asahi Shimbun)

O yokozuna mongol Hakuho derrotou Shohozan nesta terça-feira (17), e permanece invicto e líder ao lado de mais seis lutadores após o terceiro dia de confrontos do Grande Torneio de Sumô de Outono.

Shohozan, que havia derrotado o yokozuna Harumafuji no dia anterior, saiu para o ataque na luta final do dia no Ryogoku Kokugikan, em Tóquio. Com vários empurrões, o maegashira nº 1 chegou a fazer Hakuho perder o equilíbrio. Mas o grande campeão manteve a calma e, serenamente, respondeu com algumas investidas antes de Shohozan perder o equilíbrio e sofrer a segunda derrota no torneio.

Até agora, Hakuho tem se saído muito bem em sua busca pelo 27º título da carreira e o quarto torneio consecutivo, o que será um feito histórico e o deixará entre os quatros maiores lutadores de todos os tempos.

As atenções nesta terça-feira, no entanto, estavam voltadas para o yokozuna Harumafuji, que já acumula uma derrota, sofrida para Shohozan logo no segundo dia de torneio. Mas, alheio as desconfianças sobre sua posição de yokozuna, o mongol utilizou uma série de poderosos movimentos de braços até levar Ikioi além dos limites do anel. Harumafuji, então, melhorou seu registro para 2-1, enquanto Ikioi continua sem vencer em três dias de confrontos.

Entre os ozeki, Kisenosato foi o único que perdeu neste terceiro dia. O ozeki japonês é a esperança do Japão para um regresso ao posto maior do sumô após mais de uma década. Mas hoje, infelizmente, ele foi superado pelo segundo maegashira Okinoumi.

O maegashira conseguiu fazer o excelente Kisenosato perder o equilíbrio e, depois de um aperto dissimulado no cinto, o levou para fora do anel. Ambos os lutadores agora estão com duas vitórias e uma derrota – um registro nada bom para quem busca uma promoção a yokozuna, portanto, Kisenosato não pode mais perder se quiser alcançar o porto mais alto do sumô.

Já o outro ozeki do Japão, Kotoshogiku, manteve-se no grupo dos invictos após vencer, facilmente, o terceiro maegashira Takarafuji (0-3), enquanto o ozeki da Bulgária, Kotooshu, também manteve o bom ritmo e a invencibilidade. O búlgaro prevaleceu após conseguir segurar com as duas mãos o cinto do terceiro maegashira Chiyotairyu, que foi empurrado para fora do anel e para a sua terceira derrota.

O ozeki da Mongólia, Kakuryu, também permaneceu invicto. O excelente mongol venceu após usar uma chave de braço para conseguir jogar o pesado Aoiyama ao chão. O segundo maegashira agora acumula três derrotas.

O sekiwake Goeido voltou a vencer após ter perdido no segundo dia. A vitória foi conquistada depois de conseguir um aperto na parte traseira de Tochiozan para empurrar o komusubi sem vitórias além dos limites do anel. Agora o sekiwake acumula duas vitórias contra uma derrota.

O dia, no entanto, não foi bom para o outro sekiwake, Myogiryu, que sofreu sua primeira derrota nas mãos do Komusubi Takayasu que, por sua vez, conquistou a primeira vitória.

Depois de perder no primeiro dia e vencer no segundo, Kaisei, quarto no ranking dos maegashira, voltou a sofrer mais uma derrota. Dessa vez, o brasileiro perdeu para o experiente Aminishiki, terceiro no ranking dos maegashira, mas que já figurou no alto escalão do sumô e é temido até pelos yokozuna, pois vez ou outra consegue vencê-los.

Aminishiki agora acumula duas vitórias contra quatro derrotas, enquanto o brasileiro tem um modesto registro de apenas uma vitória em três combates. O torneio, porém, está em seu início e Kaisei ainda tem grandes chances de repetir o excelente desempenho em Nagoya, quando conseguiu onze vitórias que lhe valeu subir oito posições no ranking dos maegashira.

 

Confira os resultados desta terça-feira (17), terceiro dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Outono 2013:

 

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR           *TÉCNICA          PERDEDOR
 Asahisho     2-1  hikiotoshi   Wakanosato   0-3
 Homasho      2-1  tsukiotoshi  Jokoryu      1-2
 Endo         2-1  uwatenage    Masunoyama   1-2
 Tamawashi    3-0  oshidashi    Sadanofuji   1-2
 Tamaasuka    2-1  yoritaoshi   Tenkaiho     1-2
 Tochinowaka  2-1  yorikiri     Shotenro     1-2
 Tokushoryu   2-1  yorikiri     Takekaze     1-2
 Yoshikaze    3-0  yorikiri     Kotoyuki     1-2
 Gagamaru     1-2  oshitaoshi   Fujiazuma    1-2
 Kyokutenho   3-0  kotenage     Toyonoshima  0-3
 Aran         2-1  yorikiri     Kitataiki    1-2
 Aminishiki   2-1  sukuinage    Kaisei       1-2
 Tokitenku    1-2  tsukiotoshi  Toyohibiki   2-1
 Goeido       2-1  yorikiri     Tochiozan    0-3
 Takayasu     1-2  uwatehineri  Myogiryu     2-1
 Kakuryu      3-0  shitatenage  Aoiyama      0-3
 Okinoumi     2-1  yorikiri     Kisenosato   2-1
 Kotooshu     3-0  yorikiri     Chiyotairyu  0-3
 Kotoshogiku  3-0  yorikiri     Takarafuji   0-3
 Harumafuji   2-1  oshidashi    Ikioi        0-3
 Hakuho       3-0  oshitaoshi   Shohozan     1-2

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja o vídeo com as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Outono 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Premiê solicita retomada de discussões para redefinir postura de defesa do Japão

Next Article

Eiji Toyoda, ex-presidente da Toyota, morre aos 100 anos

Related Posts