Sumô

Resultados do 4º dia do Grande Torneio de Sumô de Outono

Harumafuji perdeu mais uma, Hakuho continua invicto e o brasileiro Kaisei voltou a vencer, enquanto dois ozeki sofreram a primeira derrota.

Harumafuji perde mais uma e Hakuho continua invicto

O brasileiro Kaisei voltou a vencer, enquanto dois ozeki sofreram a primeira derrota.


Do Mundo-Nipo

Harumafuji perde no 4º dia do Torneio de Outono 2013 (Foto: Kazuo Yamamoto/The Asahi Shimbun)

Harumafuji sofreu a segunda derrota nas mãos do maegashira Aoiyama (Foto: Kazuo Yamamoto/The Asahi Shimbun)

O yokozuna Harumafuji sofreu sua segunda derrota, enquanto Hakuho manteve a invencibilidade após uma fácil vitória sobre Okinoumi nesta quarta-feira (18), quarto dia do Torneio de Sumô de Outono, realizado no Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

Harumafuji até parecia estar em boa forma na luta final do quarto dia de torneio quando empurrou Aoiyama, segundo do ranking dos maegashira, logo no primeiro contato. Mas o gigante búlgaro, que pesa 193 kg, habilmente deu um passo para o lado na borda do anel, e, em seguida, empurrou Harumafuji para fora do dohyo. O búlgaro conquistou sua primeira vitória, enquanto Harumafuji caiu para sua segunda derrota.

Foi um duro golpe para Harumafuji, que está à procura de se redimir depois de registrar péssimos resultados em dois torneios consecutivos, o que tem deixado os membros da Associação Japonesa de Sumô preocupados. Tanto eles como a mídia esportiva do Japão têm reclamado sobre a inconstância do recente promovido a yokozuna.

Em um combate a parte, o yokozuna Hakuho calmamente despachou o outro segundo maegashira, Okinoumi (2-2), para permanecer invicto e líder ao lado do ozeki Kotooshu e de mais dois maegashira. Yoshikaze e o veterano Kyokutenho também estão invictos com 4-0.

Kotooshu é o único entre os ozeki que não sofreu derrota. Hoje, o búlgaro venceu de forma espetacular o sekiwake Myogiryu, que agora registra duas vitórias contra duas derrotas.

O ozeki Kisenosato se recuperou da derrota para Okinoumi no dia anterior após superar Ikioi, primeiro entre os maegashira, e melhorar seu registro para 3-1. Já o ozeki da Mongólia, Kakuryu, sofreu sua primeira derrota depois de ser arremessado para fora do anel pelo komusubi Tochiozan, que até então, não tinha conseguido vencer. Agora, Tochiozan registra 1-3, enquanto Kakuryu cai para vice-liderança juntamente com mais oito lutadores que registram 3-1.

O ozeki Kotoshogiku também sofreu a primeira derrota neste quarto dia de combates. O sekiwake Goeido deu um rápido e desleal aperto no cinto de Kotoshogiku antes de empurrar o ozeki para fora do anel. Ambos os lutadores estão com três vitórias contra uma derrota e fazem parte do bloco de nove vice-líderes.

O komusubi Takayasu foi derrotado pelo primeiro entre os maegashira, Shohozan, que aplicou uma série de movimento de braços e fortes tapas antes de empurrar o komusubi para fora do círculo. Takayasu caiu para a sua terceira derrota, enquanto Shohozan melhorou seu registro para 2-2.

Hoje o brasileiro Kaisei venceu, e bem, o sexto entre os maegashira, Kitataiki (1-3). Resta agora torcer para que o lutador do Brasil consiga manter o ritmo e ser mais constante, pois demonstrou apatia nas duas derrotas que sofreu neste torneio.

Kaisei é apontado como um dos lutadores promessa do sumô devido a sua grande estatura, força e, principalmente, porque possuiu um grande espírito de luta – o brasileiro já recebeu o prêmio por “Espírito de luta” em duas ocasiões.

 

Confira os resultados desta quarta-feira (18), quarto dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Outono 2013:

 

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
 Endo         3-1  oshidashi       Tamawashi    3-1
 Jokoryu      2-2  yorikiri        Tenkaiho     1-3
 Asahisho     3-1  oshidashi       Sadanofuji   1-3
 Takekaze     2-2  oshidashi       Wakanosato   0-4
 Shotenro     2-2  yoritaoshi      Tamaasuka    2-2
 Masunoyama   2-2  uwatenage       Gagamaru     1-3
 Kotoyuki     2-2  oshitaoshi      Homasho      2-2
 Yoshikaze    4-0  uwatedashinage  Tochinowaka  2-2
 Kyokutenho   4-0  oshidashi       Tokushoryu   2-2
 Tokitenku    2-2  uwatenage       Fujiazuma    1-3
 Aminishiki   3-1  okuridashi      Toyonoshima  0-4
 Toyohibiki   3-1  oshidashi       Aran         2-2
 KAISEI       2-2  yorikiri        Kitataiki    1-3
 Chiyotairyu  1-3  oshidashi       Takarafuji   0-4
 Shohozan     2-2  oshidashi       Takayasu     1-3
 Goeido       3-1  yorikiri        Kotoshogiku  3-1
 Tochiozan    1-3  oshidashi       Kakuryu      3-1
 Kisenosato   3-1  yorikiri        Ikioi        0-4
 Kotooshu     4-0  uwatenage       Myogiryu     2-2
 Hakuho       4-0  yorikiri        Okinoumi     2-2
 Aoiyama      1-3  oshidashi       Harumafuji   2-2

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja o vídeo com as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Outono 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe um comentário