Resultados do 6º dia do Grande Torneio de Sumô de Outono

Hakuho mantém a invencibilidade e agora é líder isolado, enquanto o brasileiro Kaisei conquista a terceira vitória consecutiva e a quarta no torneio.

Hakuho mantém a invencibilidade e agora é líder isolado

Kaisei conquista terceira vitória consecutiva e a quarta no torneio, enquanto Kisenosato se mantém firme em sua busca de promoção a yokozuna.


Do Mundo-Nipo

Hakuho vence Tochiozan no 6º dia do Torneio de Outono 2013 (Foto: Yusaku Kanagawa/The Asahi Shimbun)
Hakuho manteve a invencibilidade após derrotar Tochiozan, e agora é líder isolado em Tóquio (Foto: Yusaku Kanagawa/The Asahi Shimbun)

O yokozuna Hakuho venceu Tochiozan e tomou posse exclusiva da liderança após ser beneficiado pela derrota de Yoshikaze, que perdeu a invencibilidade nesta sexta-feira (20) no Ryogoku Kokugikan, em Tóquio, onde está sendo realizado o Grande Torneio de Sumô de Outono 2013.

Hakuho não chegou a suar para derrotar o komusubi Tochiozan (2-4). Logo após a partida, o campeão agarrou o braço de Tochiozan e o enviou diretamente ao chão para ficar com um registro perfeito de seis vitórias e nenhuma derrota.

Hakuho está buscando seu quarto torneio consecutivo e o 27º título da carreira, e parece prestes a conseguir o grande feito em virtude de seus excelentes desempenhos nesses seis dias de competição. O grande campeão tem dominado seus oponentes com extrema facilidade e não demonstra queda de ritmo, ao contrário, exibe mais determinação a cada luta, algo típico de um verdadeiro yokozuna.

Já o outro yokozuna, Harumafuji, tem levantado desconfiança devido aos maus resultados nos dois últimos torneios, não correspondendo com a sua posição de lutador no mais alto posto do sumô. Hoje, no entanto, Harumafuji conseguiu a quarta vitória depois de perder duas logo no início do torneio. O mongol derrotou o segundo no ranking entre os maegashira, Okinoumi (2-4) na luta final do dia.

Entre os ozeki, Kakuryu conseguiu a quinta vitória ao derrotar o sekiwake Goeido (4-2), mantendo-se na vice-liderança com mais cinco lutadores.

O ozeki da Bulgária, Kotooshu, sofreu a segunda derrota consecutiva. Dessa vez foi para Shohozan, primeiro no ranking dos maegashira, que melhorou seu registro para três vitórias contra três derrotas. Já Kotooshu, tem quatro vitórias contra duas derrotas, o que ratifica sua fama de ser um lutador instável.

O ozeki Kotoshogiku manteve o ritmo e despachou mais um oponente. Embora a luta tenha sido acirrada, o japonês usou sua vantagem de peso para conduzir o komusubi Takayasu (1-5) para fora do anel e manter-se na vice-liderança com cinco vitórias contra uma derrota.

O outro ozeki do Japão, Kisenosato, que luta por uma promoção a yokozuna, também se manteve na vice-liderança após derrubar Aoyama com um poderoso impulso. O segundo entre os maegashira caiu para sua quinta derrota, enquanto Kisenosato alcançou a quinta vitória.

Os outros três que compartilham a vice-liderança são lutadores maegashira: Aminishiki, Kyokutenho e Yoshikaze, todos com cinco vitórias contra apenas uma derrota.

O sekiwake Myogiryu conseguiu a terceira vitória em cima de um lutador que ainda não venceu uma luta sequer neste torneio. O primeiro entre os maegashira, Ikioi, até que tem lutado bem, mas deixou escapar todas as oportunidades nos confrontos que poderia ter saído vitorioso.

O sexto dia de competição também foi excelente para brasileiro, que conseguiu a quarta vitória e a terceira consecutiva após derrotar Chiyotairyu (2-4), terceiro no ranking dos maegashira.

Kaisei está se saindo muito bem, com tudo indicando que poderá repetir o excelente desempenho em Nagoya, quando terminou com um admirável registro de 11-4, o que lhe rendeu oito posições no ranking dos maegashira para este Torneio de Outono. Caso mantenha o bom desempenho até o final, Kaisei será o primeiro sul-americano a figurar no alto escalão da seleta divisão Makuuchi.

 

Confira os resultados desta sexta-feira (20), sexto dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Outono 2013:

 

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
 Homasho      4-2  katasukashi  Wakanosato   0-6
 Sadanofuji   3-3  yorikiri     Jokoryu      3-3
 Takekaze     4-2  tsukiotoshi  Asahisho     3-3
 Endo         4-2  yorikiri     Tochinowaka  3-3
 Masunoyama   4-2  oshidashi    Tokushoryu   2-4
 Tenkaiho     3-3  okuridashi   Shotenro     2-4
 Tamawashi    4-2  oshidashi    Kotoyuki     2-4
 Tamaasuka    3-3  yorikiri     Fujiazuma    1-5
 Gagamaru     2-4  oshidashi    Toyonoshima  1-5
 Aran         3-3  kimedashi    Tokitenku    3-3
 Aminishiki   5-1  tsukiotoshi  Yoshikaze    5-1
 Kyokutenho   5-1  katasukashi  Toyohibiki   4-2
 Takarafuji   1-5  yorikiri     Kitataiki    1-5
 Kaisei       4-2  oshidashi    Chiyotairyu  2-4
 Myogiryu     3-3  oshidashi    Ikioi        0-6
 Kisenosato   5-1  oshitaoshi   Aoiyama      1-5
 Shohozan     3-3  oshidashi    Kotooshu     4-2
 Kotoshogiku  5-1  yorikiri     Takayasu     1-5
 Kakuryu      5-1  sukuinage    Goeido       4-2
 Hakuho       6-0  tottari      Tochiozan    2-4
 Harumafuji   4-2  yorikiri     Okinoumi     2-4

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Outono 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Balão chega a mais de 53 mil metros de altitude e estabelece recorde no Japão

Next Article

Menino de 6 anos morre afogado no Japão após cair em canal de irrigação

Related Posts