Resultados do 7º dia do Grande Torneio de Sumô de Outono

O brasileiro Kaisei conquistou a quinta vitória e o japonês Kisenosato se manteve na vice-liderança, enquanto Hakuho segue firme como único invicto.

Hakuho segue como único invicto e fica mais perto do 27º título da carreira

O brasileiro Kaisei conquistou a quinta vitória e o japonês Kisenosato se manteve na vice-liderança.


Do Mundo-Nipo

Harumafuji derrota Toyohibiki no 7º dia do Torneio de Outono 2013 (Foto: Hikaru Uchida)
Harumafuji obteve uma vitória contundente sobre Toyohibiki (Foto: Hikaru Uchida)

A busca pelo quarto torneio consecutivo e o 27º título da carreira está de desenhando para o yokozuna Hakuho. Neste sábado (21), o grande campeão obteve uma vitória fácil sobre Chiyotaiyu para permanecer como único invicto após sete dias de competição no Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

O público que lotou o Ryogoku Kokugikan pode vislumbrar mais uma vitória esmagadora do grande campeão. Na última luta do dia, a mais esperada, Hakuho absorveu calmamente um forte golpe de Chiyotairyu (maegashira nº 3) logo no primeiro contato, para rapidamente revidar com um golpe mais arrasador ainda, tão rápido que só pode ser visto em câmera lenta. Em consequência, o maegashira estatelou-se aos pés do yokozuna para sofrer a quinta derrota, enquanto Hakuho seguiu líder e invicto com um registro perfeito de sete vitórias.

Dirigimo-nos para o outro yokozuna, Harumafuji, que está à procura de se redimir de duas derrotas prematuras em sequência de péssimos resultados em dois torneios consecutivos, o que tem deixado os membros da Associação Japonesa de Sumô preocupados. Hoje, no entanto, o mongol foi extremamente contundente em sua vitória sobre Toyohibiki (maegashira nº 4).

Harumafuji se esquivou para o lado logo na partida e, em seguida, segurou rapidamente o cinto do maegashira pela parte de trás até conduzi-lo além dos limites do anel. Todo o processo durou apenas dois segundos. Toyohibiki registra agora quatro vitórias contra três derrotas, enquanto o yokozuna melhorou para cinco vitórias, mas continua com a desvantagem de duas derrotas para o líder Hakuho.

Na maior surpresa do dia, o ozeki Kotoshogiku perdeu para o komusubi Tochiozan. O ozeki do Japão sofreu a segunda derrota, enquanto o komusubi melhorou seu registro para 3-4.

Em uma luta acirrada, o ozeki da Mongólia, Kakuryu, habilmente deu um passo para o lado na borda do anel após quase 40 segundos de combate, o que fez Okinoumi (maegashira nº 2) perder o equilíbrio e cair para a sua quinta derrota, enquanto o ozeki segue no grupo de vice-líderes com uma derrota atrás do líder Hakuho.

O pretendente ao posto de yokozuna, Kisenosato, literalmente “expulsou” o sekiwake Myogiryu para fora do anel. Com um rápido movimento, o ozeki segurou fortemente o braço esquerdo do sekiwake e o lançou impetuosamente para fora. Myogiryu registra agora quatro derrotas contra três vitórias, enquanto a esperança do Japão de retornar ao posto maior do sumô atingiu a sexta vitória.

O ozeki da Bulgária, Kotooshu, anunciou sua retirada do torneio devido a uma lesão no tendão. Kotooshu ganhou suas primeiras quatro lutas, mas machucou a perna esquerda quando foi derrotado pelo sekiwake Goeido no quinto dia de torneio. Em consequência, o búlgaro perdeu mais uma no dia seguinte. A lesão, que já era grave, piorou após a segunda derrota.

Kotooshu poderá retornar a competição após alguns dias de tratamento. Entretanto, seu retorno terá que ser em breve, ao menos quatro dias antes do término do torneio que encerra no dia 29 de setembro. Kotooshu se retirou com um registro de quatro vitórias, e precisaria de mais quatro para terminar com um registro positivo.

Faltando oito dias para a competição encerrar, o búlgaro terminará com um histórico negativo caso não consiga retornar, e terá que defender seu posto de ozeki no próximo torneio.

Quem se beneficiou com a retirada de Kotooshu foi o primeiro no ranking dos maegashira, Takayasu, que tinha o ozeki como oponente neste sábado. Takayasu, então, venceu sem precisar lutar e agora melhorou seu registro, que não estava bom, para duas vitórias contra cinco derrotas.

O primeiro entre os maegashira, Shohozan, derrotou o sekiwake Goeido, que perdeu infantilmente após ter pisado do lado de fora do anel enquanto se esquiava das investidas do maegashira. Ambos os lutadores registram quatro vitórias contra três derrotas.

Uma promoção a um posto no alto escalão fica cada vez mais nítida na medida em que Kaisei vai derrotando seus oponentes. Hoje foi a vez de Fujiazuma (maegashira nº 8) ser derrotado pelo lutador brasileiro, que alcançou a quinta vitória e a quarta consecutiva, enquanto Fujiazuma caiu para a sexta derrota.

O quarto entre os maegashira busca repetir o excelente desempenho do torneio anterior, em Nagoya, onde terminou com um o ótimo resultado de onze vitórias. Se conseguir manter o ritmo até o final do torneio, Kaisei poderá melhorar seu registro de vitórias em torneios na divisão Makuuchi, além de uma promoção a komusubi, o que será um feito inédito para lutadores de sumô nascidos na América do Sul, embora Kaisei já tenha sido o primeiro sul-americano a competir na primeira divisão do sumô e primeiro a ser agraciado com o prêmio de “Espirito de luta” – Kaisei recebeu o prêmio em duas ocasiões.

 

Confira os resultados deste sábado (21), sétimo dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Outono 2013:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA     PERDEDOR
 Endo         5-2  hatakikomi   Asahisho     3-4
 Homasho      5-2  tsukiotoshi  Sadanofuji   3-4
 Masunoyama   5-2  sukuinage    Tenkaiho     3-4
 Jokoryu      4-3  uwatenage    Tochinowaka  3-4
 Takekaze     5-2  oshidashi    Tamawashi    4-3
 Gagamaru     3-4  okuridashi   Wakanosato   0-7
 Toyonoshima  2-5  uwatenage    Tamaasuka    3-4
 Shotenro     3-4  sukuinage    Aran         3-4
 Kotoyuki     3-4  oshidashi    Kyokutenho   5-2
 Kitataiki    2-5  oshidashi    Tokushoryu   2-5
 Yoshikaze    6-1  oshidashi    Tokitenku    3-4
 Kaisei       5-2  yorikiri     Fujiazuma    1-6
 Aoiyama      2-5  hatakikomi   Aminishiki   5-2
 Ikioi        1-6  uwatenage    Takarafuji   1-6
 Shohozan     4-3  tsukidashi   Goeido       4-3
 Kakuryu      6-1  uwatenage    Okinoumi     2-5
 Kisenosato   6-1  oshidashi    Myogiryu     3-4
 Takayasu     2-5  default      Kotooshu     4-3
 Tochiozan    3-4  yorikiri     Kotoshogiku  5-2
 Harumafuji   5-2  yorikiri     Toyohibiki   4-3
 Hakuho       7-0  hikiotoshi   Chiyotairyu  2-5

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Outono 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão adia decisão sobre legítima defesa coletiva

Next Article

Japonês ganha 1 milhão de ienes para jogar 8 horas de videogame por dia

Related Posts