Resultados do 12º dia do Grande Torneio de Sumô de Kyushu

Brasileiro perde, enquanto a dupla de yokozuna continua perfeita.

Do Mundo-Nipo

O brasileiro sofreu a sexta derrota nesta quinta-feira (21), enquanto Harumafuji e Hakuho seguem fazendo um torneio perfeito. A dupla de yokozuna demoliram seus adversários e mantiveram-se como líderes invictos após doze dias de competição no Fukuoka Kokusai Center, em Fukuoka, província no sul de Kyushu, maior ilha do Japão.

 

Hakuho vence Goeido no 12º dia do Torneio de Kyushu-2013 (Foto: Ryo Ikeda/AJW Asahi)
A derrota para Hakuho deixa Goeido mais distante de uma promoção ao posto de ozeki (Foto: Ryo Ikeda/AJW Asahi)

 

Na luta final do dia, Harumafuji obteve a 12ª vitória após derrotar o sekiwake Tochiozan que, por sua vez, até esboçou resistência, fazendo o yokozuna se esforçar um pouco mais para sair vitorioso de mais um combate em Fukuoka. Tochiozan caiu para 4-8.

Harumafuji, que vem de dois torneios com 10-5 (resultado considerado ruim para um yokozuna), está fazendo bonito em Fukuoka, exibindo um desempenho digno de um lutador que ocupa o posto mais alto do sumô.

Já o outro yokozuna, Hakuho, que detém um impressionante registro de 27 títulos na carreira, também venceu no décimo segundo dia de combates. Nesta quinta-feira, a vítima do yokozuna foi Goeido. O sekiwake até que tentou, mas acabou sucumbindo ao yokozuna depois de ser forçado à beira do anel, onde ambos caíram, mas com Hakuho por cima de Goeido que, por sua vez, caiu para sofrer a sexta derrota, enquanto o yokozuna melhorou sua participação para 12-0.

O resultado deixa Hakuho mais perto de conseguir o quarto torneio consecutivo e o 28º título da carreira, enquanto Goeido vê mais distante suas chances de promoção ao posto de ozeki, uma posição que se tornou um ponto de discussão depois da excelente participação do sekiwake no último torneio, onde ele conseguiu atingir onze vitórias, o que lhe rendeu o prêmio de “Melhor Desempenho”.

A esperança de reascender a discussão sobre uma promoção a yokozuna manteve-se viva para o ozeki Kisenosato, que hoje consegui a sua décima vitória após derrotar facilmente o sexto no ranking dos maegashira, Chiyotairyu, que sofreu a terceira derrota para deixar a vice-liderança, enquanto Kisenosato segue sozinho com 10-2.

O ozeki Kakuryu foi entregue a um grande revés quando foi forçado a sair do dohyo pelo búlgaro Aoiyama, o que resultou na terceira derrota e consequente perda da vice-liderança. Aoiyama, maegashira de número cinco, garantiu um registro positivo ao atingir a oitava vitória em 15 dias de torneio. O ozeki da Mongólia tem agora um registro de 9-3.

Outro lutador de alto escalão que perdeu nesta quinta-feira foi o komusubi Okinoumi, que sucumbiu diante do experiente Toyonoshima. O número dois no ranking dos maegashira usou habilmente a sua vantagem de peso para arrastar o komusubi até os limites do anel. Toyonoshima melhorou sua participação para 7-5, enquanto Okinoumi sofreu a sexta derrota.

O outro komusubi também venceu neste décimo segundo dia de combates. Shohozan, que é nativo de Fukuoka, deixou os fãs locais felizes após derrotar Kyokutenho, segundo entre os maegashira. Mas, apesar da vitória, Shohozan não tem chances de terminar o torneio com um registro positivo, já que tem apenas três vitórias contra nove derrotas. Kyokutenho também registra 3-9.

O brasileiro pareceu meio perdido em sua luta contra o experiente Tokitenku, maegashira número dez, que não precisou de muito esforço para vencer. O mongol deu apenas um passo para o lado, o que fez Kaisei perder o equilíbrio e desabar próximo a borda do anel. Tokitenku melhorou sua modesta participação para cinco vitórias contra sete derrotas, enquanto Kaisei, que precisa de apenas duas vitórias para garantir um registro positivo em Fukuoka, registra agora 6-6.

 

Confira os resultados desta quinta-feira (21), 12º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Kyushu 2013:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
 Tamaasuka     3-9  yorikiri     Tokushoryu   5-7
 +Chiyootori  10-2  hatakikomi   Jokoryu      3-9
 Gagamaru      6-6  oshidashi    Fujiazuma    7-5
 Yoshikaze     5-7  hatakikomi   Sadanofuji   6-6
 Tamawashi     7-5  oshidashi    Kitataiki    6-6
 Takarafuji    7-5  yorikiri     Shotenro     7-5
 Toyohibiki    7-5  oshidashi    Osunaarashi  6-6
 Ikioi         9-3  yorikiri     Kyokushuho   7-5
 Tokitenku     5-7  tsukiotoshi  Kaisei       6-6
 Homasho       3-9  yoritaoshi   Tenkaiho     2-10
 Tochinowaka   3-9  yoritaoshi   Endo         5-7
 Takekaze      6-6  hatakikomi   Myogiryu     5-7
 Aminishiki    6-6  kotenage     Takayasu     1-11
 Shohozan      3-9  yorikiri     Kyokutenho   3-9
 Toyonoshima   7-5  oshidashi    Okinoumi     6-6
 Kisenosato   10-2  oshidashi    Chiyotairyu  9-3
 Aoiyama       8-4  oshidashi    Kakuryu      9-3
 Hakuho       12-0  uwatenage    Goeido       6-6
 Harumafuji   12-0  yorikiri     Tochiozan    4-8

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Assista as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Kyushu 2013.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão recebe críticas por cortar meta de redução de CO2

Next Article

Consulado Itinerante estará em Ota no dia 23

Related Posts