Resultados do 8º dia do Grande Torneio de Sumô de Outono

O brasileiro Kaisei conquistou a sexta vitória e figura entre os candidatos ao título do torneio.

Hakuho segue invicto e fica mais perto do 27º título da carreira

O brasileiro Kaisei conquistou a sexta vitória e agora figura entre os candidatos ao título do torneio, enquanto Kisenosato venceu para se isolar na vice-liderança.


Do Mundo-Nipo

Com uma vitória fácil neste domingo (22), o brasileiro Kaisei alcançou sua sexta vitória, a quinta consecutiva, e segue fazendo um de seus melhores torneios da carreira. Já o yokozuna Hakuho venceu mais uma e continua como único invicto, mas com apenas uma vitória de vantagem para Kisenosato, que se isolou na vice-liderança, beneficiado pelas derrotas do ozeki Kakuryu e do maegashira Yoshikaze neste oitavo dia de combates no Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

 

Hakuho vence Takarafuji no 8º dia do Torneio de Outono 2013 (Foto: Sayuri Ide)
No combate deste domingo, Hakuho precisou fazer um pouquinho de esforço para vencer o maegashira Takarafuji (Foto: Sayuri Ide)

 

A conquista do 27º título da carreira e o quarto torneio consecutivo parece ficar mais nítida a cada dia para o yokozuna Hakuho, que hoje atingiu sua oitava vitória. No combate deste domingo, o grande campeão precisou fazer um pouquinho de esforço para vencer Takarafuji (1-7), terceiro no ranking dos maegashira, que até conseguiu manter-se em pé por alguns instantes, resistindo aos puxões no cinto mesmo estando com um dos braços anulado por Hakuho. Mas de nada adiantou a breve resistência depois que Hakuho o jogou fortemente ao chão.

Dirigimo-nos para a segunda metade do torneio de 15 dias, e Hakuho tem uma vitória à frente do ozeki Kisenosato, que manteve o ritmo com uma vitória suada sobre Toyohibiki, que caiu para a quarta derrota.

Logo após o face-off, Kisenosato foi empurrado para trás, até o limite da borda, pelo terceiro entre os maegashira, mas virou o jogo sobre o seu adversário, empurrando-o de volta até o limite do outro lado do anel. Toyohibiki até que resistiu a forte pressão do ozeki ao conseguir prender os pés na borda enquanto Kisenosato o forçava para fora. Mas a pressão foi demais e o maegashira acabou sendo expulso do dohyo depois que o ozeki o levantou pelo cinto.

A esperança do Japão de retornar a ter um lutador japonês no posto mais alto do sumô aumentou após a vitória de Kisenosato, que pode tirar a desvantagem de uma derrota em um confronto direto com Hakuho. Mas, para isso, Kisenosato terá de manter o ritmo até o final do torneio.

O yokozuna Harumafuji demonstrou ansiedade na luta final do dia. O mongol partiu antes de seu oponente bater com os dois punhos no chão, o que resultou em uma falsa partida. Na segunda, no entanto, Harumafuji se manteve firme e absorveu o forte golpe disferido por Chiyotairyu, terceiro entre os maegashira, para em seguida aplicar rápidos movimento de braços e empurrá-lo para fora do anel e melhorar seu registro para cinco vitórias contra quaro derrotas. Chiyotairyu caiu para a sexta derrota.

Os outros dois ozeki perderam seus combates neste domingo. Kakuryu perdeu a vice-liderança perder para o sekiwake Myogiryu que, por sua vez, melhorou o registro para 4-4, enquanto o ozeki caiu para 6-2. Já o ozeki Kotoshogiku, que já tinha duas derrotas, sofreu a terceira nas mãos do primeiro no ranking dos maegashira, Shohozan. Ambos os lutadores registram agora cinco vitórias contra três derrotas.

Em um confronto entre komosubi quem levou a melhor foi Tochiozan, que usou uma série de rápidos golpes no rosto e corpo antes de empurrar Takayasu para fora do dohyo. Tochiozan melhorou o registro para 4-4, enquanto Takayasu caiu para 2-6.

Yoshikaze, oitavo entre os maegashira, que até sábado figurava no grupo dos vice-líderes, com seis vitórias e apenas uma derrota, sofreu a segunda derrota ao esbarrar no brasileiro Kaisei que, por sua vez, manteve-se no pelotão de candidatos ao título do torneio.

Agora, com seis vitórias contra duas derrotas, Kaisei precisa apenas manter o ritmo para chegar às lutas finais da competição com um bom registro de vitórias, o que lhe renderá, no mínimo, uma promoção a komusubi. Mas, para isso, o brasileiro terá de atingir um resultado próximo ao que conseguiu no torneio de Nagoya, em julho passado, quando terminou com um excelente registro de onze vitórias.

 

Confira os resultados deste domingo (22), oitavo dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Outono 2013:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA     PERDEDOR
 Jokoryu      5-3  shitatenage  +Kyokushuho  6-2
 Homasho      6-2  yorikiri     Tamaasuka    3-5
 Tenkaiho     4-4  hatakikomi   Asahisho     3-5
 Sadanofuji   4-4  oshitaoshi   Masunoyama   5-3
 Tochinowaka  4-4  yorikiri     Tamawashi    4-4
 Gagamaru     4-4  oshitaoshi   Endo         5-3
 Tokushoryu   3-5  yorikiri     Kotoyuki     3-5
 Wakanosato   1-7  sukuinage    Fujiazuma    1-7
 Toyonoshima  3-5  hikiotoshi   Shotenro     3-5
 Kyokutenho   6-2  yorikiri     Takekaze     5-3
 Aminishiki   6-2  watashikomi  Aran         3-5
 Kaisei       6-2  tsukidashi   Yoshikaze    6-2
 Okinoumi     3-5  oshidashi    Tokitenku    3-5
 Aoiyama      3-5  hatakikomi   Kitataiki    2-6
 Tochiozan    4-4  oshidashi    Takayasu     2-6
 Goeido       5-3  oshidashi    Ikioi        1-7
 Shohozan     5-3  tsukiotoshi  Kotoshogiku  5-3
 Myogiryu     4-4  oshidashi    Kakuryu      6-2
 Kisenosato   7-1  yorikiri     Toyohibiki   4-4
 Hakuho       8-0  yobimodoshi  Takarafuji   1-7
 Harumafuji   6-2  oshidashi    Chiyotairyu  2-6

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Outono 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Príncipe Naruhito e princesa Masako partem em viagem à Fukushima

Next Article

JR Hokkaido encontra falhas de manutenção em 97 locais de suas ferrovias

Related Posts