Sumô

Resultados do 10º dia do Grande Torneio de Sumô de Outono

Harumafuji e Kisenosato venceram seus combates e veem reacender as chances do título após Hakuho perder a invencibilidade para Goeido.

Do Mundo-Nipo

Goeido tirou a invencibilidade de Hakuho no 10º dia do Torneio de Outono 2013 (Foto: Jun Ueda)

Goeido tirou a invencibilidade de Hakuho no 10º dia do torneio em Tóquio (Foto: Jun Ueda)

O sekiwake Goeido tirou a invencibilidade do yokozuna Hakuho nesta terça-feira (24), dando esperanças ao yokozuna Harumafuji de uma reabilitação neste torneio após ter vencido o brasileiro Kaisei e ficar apenas a uma vitória atrás do campeão.

Hakuho parecia estar no controle da penúltima luta do dia quando posicionou a mão na parte de trás da cabeça de Goeido para golpeá-lo. Mas o sekiwake, astuto, contra-atacou com vários poderosos golpes na parte superior do corpo de Hakuho que, para o deleite da multidão no Ryogoku Kokugikan de Tóquio, foi empurrado para fora do dohyo e para a primeira derrota.

Goeido melhorou seu registro para 7-3, enquanto Hakuho caiu para 9-1. A surpreendente virada de eventos significa que Hakuho tem apenas uma vitória à frente de Harumafuji e duas para Kisenosato, o que reacende as esperanças na corrida pelo título para ambos os lutadores, já que faltam cinco dias para o término do torneio e ainda existe o confronto direto entre os três.

O yokozuna Harumafuji conseguiu uma rápida vitória sobre o brasileiro Kaisei, que caiu para a sua quarta derrota, enquanto o yokozuna melhorou para 8-2 e segue na vice-liderança ao lado do ozeki Kisenosato e do maegashira Homasho.

Em uma batalha de pesos pesados, o ozeki Kisenosato se recuperou de sua segunda derrota para Chiyotairyu, sofrida no dia anterior, com uma vitória suada sobre o outro ozeki do Japão, Kotoshogiku, que caiu para 6-4. Já Kisenosato, a esperança do Japão em retornar ao posto mais alto do sumô, melhorou para 8-2, continuando na briga pelo título em Tóquio e por uma promoção a yokozuna.

O 13º no ranking dos maegashira, Homasho, de repente se viu na luta pelo título depois de derrotar o sexto entre os maegashira, Kyokutenho (7-3), melhorando seu registro para 8-2, enquanto surpreendentemente alcança a vice-liderança.

O ozeki Kakuryu derrotou Chiyotairyu, terceiro entre os maegashira, que caiu para sua sétima derrota. Já Kakuryu, que vinha de três derrotas consecutivas, se redimiu neste décimo dia, melhorando seu registro para 7-3.

O sekiwake Myogiryu derrotou Shohozan, primeiro entre os maegashira. Ambos registram agora cinco vitórias contra cinco derrotas.

O komusubi Tochiozan foi derrotado pelo primeiro entre os maegashira, Ikioi, que alcançou apenas a segunda vitória, enquanto Tochiozan registra 5-5. Já o outro komusubi, Takayasu, conquistou a quarta vitória após derrotar Okinoumi, segundo entre os maegashira. Ambos os lutadores registram agora quatro vitórias contra seis derrotas.

 

Confira os resultados desta terça-feira (24), 10º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Outono 2013:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA     PERDEDOR
 Tamawashi    5-4  tsukidashi   +Sokokurai   3-6
 Homasho      7-2  uwatenage    Masunoyama   5-4
 Tenkaiho     5-4  yorikiri     Tochinowaka  4-5
 Takekaze     6-3  hatakikomi   Jokoryu      5-4
 Shotenro     4-5  kimedashi    Asahisho     3-6
 Wakanosato   2-7  yoritaoshi   Tokushoryu   3-6
 Kotoyuki     4-5  tsukidashi   Tamaasuka    3-6
 Endo         6-3  uwatenage    Yoshikaze    6-3
 Sadanofuji   5-4  oshidashi    Fujiazuma    1-8
 Gagamaru     5-4  yorikiri     Aran         3-6
 Kyokutenho   7-2  yoritaoshi   Aminishiki   6-3
 Kitataiki    3-6  oshidashi    Tokitenku    3-6
 Toyonoshima  4-5  shitatenage  Kaisei       6-3
 Okinoumi     4-5  yorikiri     Takarafuji   1-8
 Takayasu     3-6  oshidashi    Ikioi        1-8
 Tochiozan    5-4  tsukiotoshi  Shohozan     5-4
 Goeido       6-3  hatakikomi   Aoiyama      3-6
 Chiyotairyu  3-6  tsukidashi   Kisenosato   7-2
 Kotoshogiku  6-3  yorikiri     Kakuryu      6-3
 Harumafuji   7-2  oshidashi    Myogiryu     4-5
 Hakuho       9-0  tsukiotoshi  Toyohibiki   4-5

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Outono 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe um comentário