Sumô

Resultados do 11º dia do Grande Torneio de Sumô de Outono

Kisenosato e Harumafuji conseguiram vencer seus confrontos e seguem atrás de Hakuho com apenas uma derrota de desvantagem.

Do Mundo-Nipo

Hakuho vence Myogiryu no 11º dia de Torneio de Outono 2013 (Foto: Hiroshi Kawai/The Asahi Shimbun)

Hakuho conseguiu a décima vitória ao vencer Myogiryu no 11º dia de torneio (Foto: Hiroshi Kawai/The Asahi Shimbun)

O yokozuna Hakuho se recuperou da derrota sofrida no dia anterior após vencer o sekiwake Myogiryu nesta quarta-feira (25), e segue líder do torneio com a vantagem de uma vitória para os vice-líderes Harumafuji e Kisenosato, que também venceram seus confrontos no décimo primeiro dia de competição no Ryogoku Kokugikan. Em Tóquio.

Depois de ter sido derrotado por Goeido no dia anterior, Hakuho não estava disposto a correr riscos e tomou os dois braços de Myogiryu (5-6) para atirá-lo ao chão e garantir a décima vitória. O sekiwake Myogiryu, que tinha a multidão no Ryogoku Kokugikan torcendo por sua vitória, até que resistiu as investidas iniciais do yokozuna, mas não conseguiu se libertar quando o yokozuna o agarrou pelos braços.

Hakuho, que almeja conquistar o 27º título da carreira e o quarto torneio consecutivo, tem a vantagem de uma vitória para o yokozuna Harumafuji e o ozeki Kisenosato, que, no entanto, podem ser tiradas pelos dois em um confronto direto nas lutas finais do torneio.

O yokozuna Harumafuji realizou a luta de sua vida depois de arrancar uma vitória suada sobre o sekiwake Goeido, que caiu para sua quarta derrota, enquanto Harumafuji melhorou para 9-2.

O recente promovido a yokozuna despertou a desconfiança da Associação Japonesa de Sumô depois de maus resultados em dois torneios seguidos, sendo que no último, em Nagoya, Harumafuji terminou com o registro de 10-5, um resultado ruim para um lutador no posto de yokozuna.

A esperança do Japão em retornar ao posto mais alto do sumô, o ozeki Kisenosato, conseguiu a sua nona vitória ao superar o brasileiro Kaisei. O quarto entre os maegashira, que tenta uma promoção entre os lutadores de alto escalão, foi entregue a sua quinta derrota.

O ozeki Kakuryu manteve suas esperanças vivas pelo título após empurrar Takarafuji para fora do anel. O ozeki agora registra oito vitórias contra três derrotas, enquanto o terceiro no ranking dos maegashira caiu para a décima derrota.

O ozeki Kotoshogiku se recuperou de duas derrotas consecutivas após usar uma chave de braço para jogar Chiyotairyu ao chão. O ozeki tem agora sete vitórias contra quatro derrotas. Já o terceiro classificado entre os maegashira caiu para a oitava derrota.

O oitavo entre os maegashira, Yoshikaze, se retirou do torneio em consequência de uma lesão. O lutador de 31 anos teve um osso quebrado da mão direita no combate do dia anterior, quando perdeu para Jokoryu. A fratura exige cirurgia e o seu retorno às competições irá depender do tempo necessário para sua recuperação, de acordo com autoridades da associação.

 

Confira os resultados desta quarta-feira (25), 11º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Outono 2013:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA     PERDEDOR
 Sadanofuji   7-4  yorikiri     Tamaasuka    4-7
 Tenkaiho     6-5  yorikiri     Wakanosato   2-9
 Takekaze     7-4  tsukiotoshi  Homasho      8-3
 Jokoryu      7-4  yorikiri     Kotoyuki     4-7
 Tamawashi    6-5  oshidashi    Gagamaru     5-6
 Fujiazuma    3-8  oshidashi    Tochinowaka  5-6
 Toyonoshima  6-5  katasukashi  Masunoyama   5-6
 Tokushoryu   5-6  uwatenage    Aran         3-8
 Endo         8-3  uwatenage    Kyokutenho   7-4
 Kitataiki    5-6  yorikiri     Shotenro     4-7
 Toyohibiki   5-6  default      Yoshikaze    6-5
 Ikioi        3-8  yorikiri     Tokitenku    4-7
 Aminishiki   8-3  utchari      Shohozan     5-6
 Aoiyama      5-6  oshitaoshi   Takayasu     4-7
 Okinoumi     5-6  yorikiri     Tochiozan    5-6
 Kotoshogiku  7-4  tsukiotoshi  Chiyotairyu  3-8
 Kakuryu      8-3  okuridashi   Takarafuji   1-10
 Kisenosato   9-2  oshidashi    Kaisei       6-5
 Harumafuji   9-2  yorikiri     Goeido       7-4
 Hakuho      10-1  kotenage     Myogiryu     5-6

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Outono 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe um comentário