Número de mortos em terremoto no Japão sobe para 57

Equipes de resgate correm contra o tempo para encontrar sobreviventes nos escombros em meio a contínuos tremores secundários.
Importante Mercado de Wajima foi consumido pelo fogo | ©Kyodo
Residentes olham desolados os destroços de um importante mercado em Wajima | ©Kyodo

O número de pessoas mortas por causa do forte terremoto que atingiu a Península de Noto e áreas vizinhas, no centro do Japão, no dia de Ano Novo, aumentou para 57, à medida que equipes de resgate correm para encontrar sobreviventes nos escombros em meio a contínuos tremores secundários nesta terça-feira (2).

O terremoto de magnitude 7,6 destruiu casas em Suzu, na ponta da península, e causou incêndios na cidade de Wajima, na província de Ishikawa. Mas a extensão total dos danos permanece desconhecida, com escombros e estradas cortadas dificultando o fornecimento de ajuda e as operações de resgate.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Agência emite alerta de fortíssimo terremoto no Japão
Super terremoto faz vários mortos e causa o caos no Japão

“A situação é devastadora, pois cerca de 90% das casas foram completamente ou quase completamente destruídas”, disse o prefeito de Suzu, Masuhiro Izumiya, em uma reunião do governo da província.

Do total de 57 vítimas fatais, 24 foram registradas em Wajima, 20 em Suzu e cinco em Nanao, entre outras, de acordo com a prefeitura.

Em Wajima, um prédio de sete andares tombou para o lado, enquanto uma área central conhecida por seu mercado matinal foi destruída por um grande incêndio que começou na segunda-feira.

Prédio de 7 andares desabou em Wajima | ©Kyodo
Prédio de 7 andares desabou em Wajima | ©Kyodo

O fogo tomou conta de mais de 200 estruturas na área central de Wajima, mas já foi controlado, segundo as autoridades da prefeitura de Ishikawa. O terremoto também causou danos estruturais nas prefeituras de Niigata, Toyama, Fukui e Gifu.

Na terça-feira, antes do meio-dia, o número de pessoas deslocadas, incluindo as das prefeituras de Ishikawa e Niigata, totalizava 57.360, disse o secretário-chefe de gabinete Yoshimasa Hayashi.

Em um ginásio de uma escola de ensino médio em Wajima, onde mais de 100 deslocados se abrigaram na segunda-feira, muitos deles fugiram do tsunami sem roupas quentes, e alguns cobriram seus corpos com sacos em um esforço para se manterem aquecidos.

“É extremamente difícil para os veículos entrarem nas áreas do norte da Península de Noto”, disse o primeiro-ministro Fumio Kishida em uma coletiva de imprensa, acrescentando que o governo central está coordenando o envio de suprimentos de socorro por meio de navios.

Cerca de 1.000 membros das Forças de Autodefesa estão envolvidos em operações de resgate e socorro, disse Kishida.

De acordo com a JR West, cerca de 1.400 passageiros do trem-bala shinkansen ficaram retidos por cerca de 11 horas, pois a empresa interrompeu as operações de quatro trens na linha Hokuriku entre as estações de Toyama e Kanazawa para inspecionar os trilhos e outras instalações após o terremoto. O serviço foi retomado no final da tarde de terça-feira.

O forte terremoto foi provavelmente desencadeado por recentes ondas sísmicas que sacudiram a península central do Japão devido à ascensão de fluido, provavelmente água subterrânea, das profundezas do subsolo, o que levou a o que levou a deslizamentos de falhas geológicas, de acordo com especialistas sísmicos.

A atividade sísmica tem sido observada com frequência ao redor da península na Prefeitura de Ishikawa desde dezembro de 2020, segundo a Agência Meteorológica do Japão. A área registrou um terremoto em setembro de 2021 que atingiu o nível 5 de um máximo de 7 na escala de intensidade sísmica japonesa, seguido por terremotos de nível 6 em junho de 2022 e maio de 2023.

O epicentro do terremoto na segunda-feira foi registrado a cerca de 30 quilômetros a leste-nordeste da cidade de Wajima, na Península de Noto, com uma profundidade de 16 km, segundo a Agência Meteorológica do Japão. Foi o terremoto mais forte registrado na área desde 2018, quando um sismo de nível 7 sacudiu Hokkaido, a ilha mais ao norte do país.

Um terremoto de nível 7 é descrito como um terremoto que impossibilita as pessoas de permanecerem de pé. Um terremoto desse tipo foi registrado pela última vez em 2018 em Hokkaido, ilha mais ao norte do país, informou a agência meteorológica.

A Autoridade de Informações Geoespaciais do país disse que observou que o solo foi levantado em até 4 metros em um ponto em Wajima e provavelmente até cerca de 1 metro em Suzu.

Os alertas de tsunami que cobriam extensas áreas ao longo do Mar do Japão foram suspensos na manhã desta terça-feira, depois que a maior onda de pelo menos 1,2 metro atingiu o Porto de Wajima na segunda-feira, após o terremoto das 16h10 locais.

Governos estrangeiros, incluindo os dos Estados Unidos, Canadá e Itália, ofereceram apoio. Em Washington, o presidente Joe Biden disse em uma declaração que os Estados Unidos fornecerão “qualquer assistência necessária ao povo japonês”.

== Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Kyodo News JP
Fotos: Kyodo Images

Total
0
Shares
Previous Article
Primeiro-ministro Fumio Kishida | ©Kyodo

Futuro do primeiro-ministro do Japão é incerto para 2024, diz Kyodo

Next Article
Aviões colidem em aeroporto no Japão | ©Kyodo Montagem Mundo-Nipo

Aviões colidem em aeroporto no Japão e deixam 5 mortos

Related Posts