Alerta de tsunami gera deslocamentos e paralisa transportes no sul do Japão

Serviços aéreos, de ônibus e de barcos foram interrompidos, enquanto residentes locais e turistas foram deslocados para locais “seguros” em Okinawa e ilhas próximas.
Aeroporto de Naha ficou lotado depois que as operações foram temporariamente suspensas após o alerta de tsunami | ©Kyodo
Aeroporto de Naha ficou lotado depois que as operações foram temporariamente suspensas após o alerta de tsunami | ©Kyodo

Os alertas de tsunami emitidos após um fortíssimo terremoto de magnitude 7,5 atingir a costa de Taiwan, nesta quarta-feira pelo horário local, interromperam os serviços aéreos, de ônibus e de barcos, enquanto os residentes locais e turistas receberam alertas de evacuação, pedindo para que procurassem locais mais altos em muitas ilhas da província de Okinawa, no extremo sul do Japão, informou a Kyodo News Japan.

As sirenes de alerta de tsunami soaram na ilha de Okinawa e em várias outras ilhas, deixando os residentes locais assustados.

“Fiquei surpreso quando o alarme do meu celular tocou alto. Houve muitos terremotos recentemente, por isso estou com medo”, disse um funcionário de uma agência de aluguel de carros na ilha de Ishigaki, de acordo com a Kyodo.

Inicialmente, a Agência Meteorológica do Japão (JMA) havia registrado uma magnitude de 7,7 no tremor de Taiwan. Os dados, no entanto, foram revisados logo em seguida, com a JMA diminuindo a magnitude para 7,5.

O epicentro do terremoto em Taiwan ocorreu a cerca de 250 km ao sudoeste de Ishigaki, a uma profundidade de 23 quilômetros.

Na Ilha Yonaguni, cerca de 110 km a leste de Taiwan, cerca de 40 moradores locais se abrigaram em uma escola local de ensino médio. “Eles estavam calmos durante a evacuação”, disse o vice-diretor à Kyodo.

Após o terremoto, que ocorreu às 8h58 de quarta-feira, no horário local (20h58 de terça-feira, 2, no Brasil), um pequeno tsunami de aproximadamente 30 centímetros atingiu as ilhas de Yonaguni, Ishigaki e Miyako, informou a Agência Meteorológica do Japão, acrescentando que o terremoto registrou 4 graus na escala de intensidade sísmica japonesa (shindo), que tem grau máximo de 7, em Yonaguni, informou a agência.

No aeroporto de Naha, localizado na costa ocidental da ilha de Okinawa, mais de 90 voos foram cancelados, e os passageiros foram orientados a se deslocar para os andares mais altos do edifício do terminal.

“Espero poder voltar para casa sem problemas”, disse uma mulher que estava visitando Okinawa vinda de Nagoya, na região central do Japão.

A operadora do Okinawa Bus disse que transferiu dezenas de seus ônibus que operam em Naha, capital de Okinawa, para pelo menos mais de 3 metros acima do nível do mar, enquanto suspendeu temporariamente seu serviço de ônibus de traslado do aeroporto.

A Anei Kanko, que opera um serviço de balsa entre Ishigaki e as ilhas próximas, deslocou os passageiros de seu terminal para a cobertura de um hotel próximo.

Várias balsas partiram antes que os avisos de tsunami fossem emitidos e permaneceram no mar até que os avisos fossem suspensos, disse a operadora.

“Conseguimos responder sem nenhuma confusão ou problema”, disse Eisuke Morimura, chefe da seção de planejamento de vendas da Anei Kanko.

Algumas pessoas foram deslocadas para instalações das Forças de Autodefesa do Japão, com cerca de 30 crianças e funcionários de uma escola maternal próxima fugindo para a base de Onna, da Força Aérea de Autodefesa, conforme noticiou a Kyodo.

Terremoto em Taiwan

Ainda de acordo com a Kyodo, o forte terremoto de magnitude 7,5 ocorrido na manhã de quarta-feira (3), pelo horário local, deixou nove mortos e mais de 946 feridos em Taiwan. Alertas de risco de tsunami chegaram a ser emitidos até para as Filipinas, além das ilhas japonesas próximas.

Prédios desabaram em Hualien, em Taiwan | Reprodução TVBS
Vários prédios desabaram em Hualien, no leste de Taiwan | Imagem reprodução de vídeo da TVBS / MN

Esse é o terremoto mais forte registrado desde 1999, há 25 anos, quando um tremor provocou a morte de 2,4 mil pessoas e danificou 50 mil imóveis.

Resumo da situação em Taiwan até o momento

● Pelo menos 26 edifícios desabaram, sendo mais da metade na cidade de Hualien.

● As autoridades afirmaram que 77 pessoas ficaram presas entre escombros de imóveis danificados pelo terremoto.

● Autoridades disseram também que 70 mineiros estão presos em duas minas.

● Outras 50 pessoas, a maioria turistas, que estavam em quatro micro-ônibus, estão desaparecidas.

● Em todo o país, pelo menos 26 edifícios desabaram, de acordo com as autoridades.

● Socorristas trabalham no resgate de dezenas de pessoas presas entre os escombros. O governo calculou o número de feridos em mais de 900.

● Deslizamentos de terra também foram registrados após o tremor. Na capital Taipei, parte da cidade ficou sem energia. Carros foram obrigados a parar nas rodovias durante o terremoto.

● Tremores secundários ainda puderam ser sentidos em Taipei, com mais de 50 registrados, segundo as autoridades meteorológicas.

● Após o tremor, alertas para risco de tsunami foram emitidos para ilhas do Japão e das Filipinas e cancelados cerca de três horas depois.

● O terremoto também foi sentido em cidades da costa da China, incluindo Xangai.

● As embaixadas do Brasil e do Japão em Taiwan disseram que não há brasileiros ou japoneses entre as vítimas.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Aplicativo Magic Red Android e iOS | Imagem Reprodução / Edição Mundo-Nipo

Métodos de depósito e saque do Magic Red no Brasil

Next Article
Terremoto de 6,0 na costa de Fukushima em 04/04/2024 | Reprodução / Agência Meteorológica do Japão

Nordeste do Japão é atingido por terremoto de magnitude 6,0

Related Posts