O tufão Khanun deve se aproximar da ilha principal de Kyushu, no sudoeste do Japão, no final desta semana, possivelmente levando chuvas torrenciais para partes da área, disse a Agência Meteorológica do Japão (JMA) nesta segunda-feira (7), alertando sobre deslizamentos de terra, inundações e ventos fortes.
Depois de se mover lentamente ao redor da ilha de Okinawa, no extremo sul do país, o tufão está avançando para o leste, com a ilha Amami-Oshima, na província de Kagoshima, entrando em sua zona de tempestade, de acordo com a Agência.
VEJA TAMBÉM
⇨ Potente tufão Khanun provoca o caos no sul do Japão
Faixas de chuva lineares, que são conhecidas por levar fortes chuvas, devem se desenvolver na área de Amami e no sul de Kyushu até a manhã desta terça-feira (8).
Mais tarde, o tufão mudará de direção para o norte e deve se aproximar da ilha principal de Kyushu na quarta-feira (9). O tufão também deve causar fortes chuvas periódicas no leste e oeste do Japão, de acordo com a Agência.
Por volta das 11h locais desta segunda-feira (23h de domingo no Brasil), o tufão se movia na direção norte-nordeste a leste da ilha de Amami-Oshima, sustentando uma pressão atmosférica de 970 hectopascais em seu centro, com ventos de até 144 quilômetros por hora.
A JMA prevê precipitações de até 300 milímetros em um período de 24 horas até às 6h locais desta terça-feira na área de Amami e no sul de Kyushu, e 250 mm na região oeste de Shikoku e na região central de Tokai.
== Mundo-Nipo (MN)
Com a Kyodo News.