Um terremoto de magnitude 5 atingiu a província de Ishikawa na manhã de quarta-feira (data local), o que se configura no mais recente de uma série de terremotos a abalar a área central do Japão após um forte tremor na semana passada deixar uma pessoa morta e dezenas de feridos, informou a Kyodo.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA na sigla em inglês), nenhum alerta de tsunami foi emitido após o terremoto que ocorreu às 7h14 de quarta-feira (19h14 de terça-feira no Brasil). O terremoto registrou 4 graus na escala de intensidade sísmica japonesa, que vai até 7, em Suzu, na ponta da Península de Noto, na província de Ishikawa.
A agência define grau 4 como uma sacudida que pode “assustar” a maioria das pessoas e pode fazer com que objetos pendurados, como lustres, balance significativamente.
O epicentro do terremoto mais recente ocorreu a uma profundidade de cerca de 10 quilômetros da costa da península.
A área foi atingida por um terremoto de magnitude 6.5 na última sexta-feira, o qual deixou um morto e mais de 30 feridos em Ishikawa e nas províncias vizinhas de Toyama. Mas foi em Ishikawa onde o tremor causou mais danos: vários prédios desabaram e centenas foram parcialmente danificados, de acordo com a Kyodo News.
== Mundo-Nipo (MN)