Tufão Etau afeta transportes e causa inundações em várias cidades no Japão

Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas em Aichi, Shizuoka e Mie, onde casas foram invadidas pelas águas após os rios transbordarem.
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

O tufão Etau levou ventos fortes e chuvas torrenciais em vastas áreas de Honshu, principal ilha do Japão (localizada no centro do país), desde que atingiu a consta sul da ilha na manhã desta quarta-feira (9), no horário local. De acordo com a emissora pública NHK, o tufão, que provoca significativa elevação do mar em todo o litoral da ilha, causou inundações, deixou cerca de 20 feridos e afetou o transporte terrestre e aéreo em várias regiões, inclusive em Tóquio.

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, Etau (18º tufão da temporada no Japão), atingiu a prefeitura de Aichi às 10h23 local (22h23 Brasília de terça-feira). As chuvas deixaram alagadas várias localidades da província, o mesmo ocorreu nas vizinhas Shizuoka e Mie.

Há vários dias, o Japão sofre com chuvas torrenciais e altas das marés, com ondas de mais de três metros, o que levou as autoridades a recomendar a evacuação de diversas zonas no sul e no centro do arquipélago. As autoridades temem especialmente os deslizamentos de terra em zonas habitadas.

Imagens transmitidas pela “NHK” mostraram ruas alagadas em Toba e Ise (Mie), onde os rios transbordaram e invadiram algumas casas. A emissora informou que autoridades em Aichi, Shizuoka e Mie reportaram que pelo menos 20 pessoas ficaram feridas. Em Toyohashi (Aichi), o vento forte provocou a queda de uma mulher de 77 anos, que fraturou a perna enquanto caminhava na rua.

Segundo as companhias ferroviárias na região, muitos trens circulam de maneira irregular ou tiveram as viagens suspensas no centro e no leste de Honshu, enquanto várias linhas apresentavam problemas na manhã desta quarta-feira em Tóquio, de acordo com a agência France Presse.

Ainda de acordo com a agência, as principais companhias aéreas anularam cerca de 30 voos domésticos na manhã desta quarta, e este número pode aumentar nas próximas horas,

Etau se desloca a 30 km por hora, com ventos de até 125 km/h. O tufão segue agora para o norte através da parte central de Honshu, antes de chegar ao Mar do Japão, no final do dia, De acordo com o último boletim da JMA, emitido às 21h locais desta quarta-feira.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio dispara e fecha na maior alta diária desde 2008

Next Article

Japão custeará despesas de sobreviventes da bomba que vivem no exterior

Related Posts