População em Okinawa esvazia prateleiras de mercados por temor ao tufão Vongfong

As pessoas estão estocando, além de alimentos e água, itens como velas e lanternas, já que poderá haver cortes de energia em meio aos efeitos do Vongfong.

Do Mundo-Nipo

O tufão Vongfong (19º da temporada) está se dirigindo rumo ao norte nos mares da ilha de Okinawa, no sul do Japão. De acordo com o último boletim da Agência Meteorológica do Japão (JMA), o Vongfong, classificado como “muito forte”, está previsto para atingir Okinawa no sábado, o que levou os moradores a uma busca desenfreada por produtos de primeira necessidade, esvaziando as prateleiras dos mercados locais, informou nesta sexta-feira (10) a imprensa japonesa.

 

Prateleiras vazias num mercado em Okinawa (Foto: Reprodução/Portal Mie)
A foto mostra uma prateleira de pães completamente vazia em um mercado na província de Okinawa (Foto: Reprodução/Portal Mie)

 

O Vongfong desloca-se a uma velocidade de 10 km/h em direção norte, com ventos sustentados de 180 km/h (50 m/s) e rajadas de até 252 km/h (70 m/s), segundo o mais recente boletim da JMA, divulgado na manhã desta sexta-feira, conforme informou a agência Kyodo.

A JMA alerta que a tempestade deverá provocar ondas de 10 metros ao longo da costa de Okinawa. Além disso, a precipitação pluviométrica poderá atingir 300 milímetros durante 24 horas a partir do meio-dia deste sábado.

Segundo a Asahi TV, na ilha Minamidaito, onde o mar agitado com ondas violentas já indica a proximidade do tufão, os moradores estão estocando produtos de primeira necessidade, temendo que o fenômeno possa causar grandes estragos, já que a agência pede a população local para que evitem sair de casa durante a passagem do Vongfong na região.

A fotógrafa do Portal Mie, Marjorie Guibo, está em Okinawa e relatou que muitas prateleiras de supermercados estão vazias. Segundo ela, as pessoas estão estocando, além de alimentos e água, itens como velas e lanternas, que tiveram uma grande saída. Isso porque poderá haver cortes de energia durante a noite em meio aos efeitos do Vongfong.

O tufão deverá seguir em direção a Kyushu, no domingo, após passar por Okinawa, e pode atingir o centro do Japão entre segunda e terça-feira, informa a agência, que classifica atualmente o Vongfong como “muito forte” e “grande”, depois de considerá-lo como “devastador”, sendo o mais poderoso deste ano.

O arquipélago japonês receberá o Vongfong uma semana depois de o tufão Phanfone atingir o país e deixar pelo menos 11 vítimas, entre mortos e desaparecidos, e 60 feridos, conforme relatou a emissora-pública ‘NHK’.

A agência pede à população para ficar atenta às informações sobre o tufão, disponibilizando em seu site gráficos com dados em tempo real sobre a trajetória do Vongfong. Pede ainda que as pessoas tomem alguns cuidados básicos, como evitar o mar e sair de casa. Autoridades de governos locais em Okinawa têm preparado locais para receber moradores em caso de uma provável evacuação.

*Acompanhe a evolução do Vangfong no site oficial da Agência Meteorológica do Japão.

*Veja como está o Tempo no Japão neste momento.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Resultado do Nobel da Paz frustra população pacifista do Japão

Next Article

Kagawa sofre concussão cerebral em amistoso do Japão contra Jamaica

Related Posts