Tufão deixa 7 mortos e 50 feridos no Japão

A cidade de Nagiso recebeu 70 mm de chuva em uma hora…

Do Mundo-Nipo

O tufão Neoguri, que causou enchentes e deslizamentos de terra em grande parte do Japão, perdeu força nesta sexta-feira (11) e foi rebaixado para categoria de “tempestade tropical”.

 

Tufão Neoguri atinge Okinawa (Foto: Kyodo)
A cidade de Nagiso recebeu 70 mm de chuva em uma hora na quarta-feira (Foto: Kyodo)

 

O poderoso tufão devastou o oeste do Japão na quinta-feira (10), arrancando árvores e causando deslizamentos de terra.

Pelo menos sete pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas com a passagem do tufão. Milhares de japoneses foram evacuados para abrigos.

Por volta das 5h locais de hoje (19h de Brasília da quinta-feira), o Neoguri alcançou a província de Chiba, ao leste de Tóquio, quando se deslocava a cerca de 35 km/h e provocava rajadas de vento de até 126 km/h, segundo os últimos dados da Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês).

O rio Kiso transbordou com a forte chuva e causou inundações na cidade de Nagiso, província de Nagano, onde um deslizamento de terra engoliu duas casas, matando um menino de 12 anos de idade.

A cidade de Nagiso recebeu 70 mm de chuva em uma hora na quarta-feira (09), um recorde para julho.

Duas mortes foram registradas nesta quinta-feira na ilha de Miyako, província de Okinawa, onde as condições marítimas permaneceram extremas mesmo após a passagem do Neoguri.

O tufão fez com que cerca de 30 mil pessoas tivessem que deixar seus lares na ilha de Kyushu, no sudoeste do país, e interrompeu temporariamente o fornecimento de energia elétrica para milhares de residências nessa região e em Okinawa, lugares onde o fenômeno meteorológico alcançou sua maior intensidade.

(Do Mundo-Nipo com informações de agências internacionais)

 

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Tóquio sofre apagão e mais de 11 mil residências ficam sem energia

Next Article

Japão emite alerta de tsunami após terremoto de 6,8 graus atingir Fukushima

Related Posts