Terremoto de magnitude 5,5 abala o nordeste do Japão

Epicentro ocorreu perto de Iwate, onde os serviços de trem-bala foram suspensos devido à queda de energia após o terremoto.
Terremoto no nordeste do Japão em 12-12-2020 | Foto: JMA
©JMA

Um forte terremoto com magnitude de 5,5 na escala Richter atingiu a costa do nordeste do Japão, neste sábado (12), sendo sentido em várias províncias na região, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que, mesmo forte, o tremor não ofereceu risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 16h19 locais de sábado (04h19 no horário de Brasília), com epicentro registrado ao largo da costa da província de Iwate, a uma profundidade de 50 quilômetros.

Embora o epicentro tenha sido registrado próximo à Iwate, o tremor foi sentido mais intensamente na cidade de Hashikami, na província de Aomori, registrando intensidade de -5 graus (meio ponto abaixo de 5) na escala japonesa, que vai de 1 até 7.

A magnitude na escala Richter (5,5) equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa (-5) considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Mapa do epicentro na costa de Iwate wm 12 12 2020 JMA
Mapa mostra as áreas mais atingidas pelo tremor | Foto: Reprodução/JMA

Segundo a Kyodo News, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Mas a JMA alerta para possíveis incidência de réplicas (tremores secundários) na região.

A operadora Tohoku Electric Power informou que não houve anormalidades em seu complexo nuclear de Higashidori, em Aomori, e na usina nuclear Onagawa, na província de Miyagi, que faz fronteira com Iwate.

Por sua vez, a companhia East Japan Railway disse que os serviços das linhas Shinkansen (trens de alta velocidade) foram brevemente suspensos em algumas localidades em Iwate devido a uma queda de energia após o terremoto. Segundo a Kyodo News, as operações já foram restabelecidas.

Esta é a terceira vez em menos de uma semana que o Japão é atingido por terremotos com magnitudes superiores a 4 graus na escala Richter.

Anel de Fogo do Pacífico

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir a tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Veja no site da JMA os dados completos do tremor na costa de Iwate, incluindo todas as cidades/áreas afetadas.

Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Japan Meteorological Agency | Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas em frente ao painel de indice da Bolsa de Toquio FotoKei Higuchi Nikkei compressed

Confiança empresarial no Japão atinge nível recorde

Next Article
Equipe médica em um hospital de Tóquio | Foto: Kosaku Mimura

Pela primeira vez, Japão atinge 3 mil casos diários de Covid-19

Related Posts