Um forte terremoto de magnitude preliminar de 6,9 atingiu o sudoeste do Japão nesta segunda-feira (13). Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), não foram relatados feridos ou danos imediatos, embora pequenos tsunamis tenham sido observados em áreas costeiras das províncias de Miyazaki e de Kochi.
A agência japonesa informou que o tremor ocorreu às 21h19, horário local (09h19 no Brasil), e registrou uma pontuação de 5 na escala sísmica japonesa, que vai até 7, nas cidades de Miyazaki, Shintomi e Takanabe, na província de Miyazaki. O epicentro foi localizado no Mar Hyuga Nada, próximo à costa, a uma profundidade de aproximadamente 30 quilômetros. Posteriormente, a JMA revisou a magnitude inicial, que era de 6,4, para 6,9, conforme relatou a Agência Kyodo.
Em decorrência do terremoto, tsunamis com alturas de cerca de 20 centímetros foram observados em áreas costeiras da província de Miyazaki, enquanto algumas áreas da província de Kochi registraram ondas de 10 centímetros.
A operadora Japan Railways Group (JR) anunciou a suspensão temporária de alguns trechos da linha do trem-bala Kyushu Shinkansen em razão do tremor. Entretanto, a usina nuclear de Ikata, na província de Ehime, e a usina nuclear de Sendai, na província de Kagoshima, não apresentaram anormalidades, de acordo com os operadores dos complexos nucleares.
O terremoto também foi sentido em extensas áreas do oeste do Japão, mas não houve relatos de danos significativos nessas localidades. A JMA continua a monitorar a situação e investigar a relação do tremor com um possível risco maior de um megaterremoto na Falha de Nankai.
== Mundo-Nipo (MN)
Verificado por Gemini: Esta notícia foi analisada e verificada por Gemini, nossa ferramenta de inteligência artificial de ponta. Quer saber mais sobre como garantimos a precisão das informações que você lê? Acesse Gemini revisor de texto.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.