Número de hospitalizados e mortos por calor no Japão bate recorde em julho

Em julho, o número de mortes e de atendimentos em hospitais foi o mais alto já registrado no Japão.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

A forte onda de calor que atinge o Japão desde o início da temporada de verão tem levado milhares aos hospitais e causado dezenas de mortes. De acordo com o relatório da Agência de Gestão de Incêndios e Desastres do Japão, divulgado nesta terça-feira (18), quase 40 pessoas morreram e mais de 24.000 foram atendidas em hospitais de todo o país somente no mês de julho, todas com sintomas de insolação e/ou desidratadas, o que representa um recorde para o mês.

Os dados da Agência apontam que 24.567 pessoas receberam tratamento hospitalar no decorrer do sétimo mês do ano, das quais 39 morreram antes mesmo de serem hospitalizadas. Os números são os mais elevados para o mês desde que a coleta de dados teve início, em 2008.

Pessoas com idade a partir dos 65 anos representaram mais da metade do total de internados e cerca 65% das mortes registradas em julho.

Do total que foram levados aos centros médicos, cerca de 3% dos pacientes apresentaram sintomas agudos e necessitaram de mais de três semanas de hospitalização. Já o número de pessoas que apresentaram sintomas moderados representou mais de 34%, sendo que estes precisaram de períodos mais curtos de internação.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), as temperaturas têm frequentemente superado os 35 graus em praticamente todo o país. O índice de umidade também tem apresentado variações extremamente elevadas, com média de 60% em amplas áreas do arquipélago e ultrapassando de 65% em Tóquio.

Mediante a isso, a JMA emitiu vários alertas, solicitando à população ingerir água e outros tipos de líquidos não alcoólicos, como suco de frutas, várias vezes ao dia, bem como evitar exposição prolongada ao sol e usar condicionadores de ar, já que as temperaturas continuarão elevadas em todo o país, de acordo com a agência japonesa.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar fecha quase estável diante de incertezas com a política local

Next Article
Aeroporto de Narita Foto Creative Commons 02 2018 900x600 02 min

Japão lança serviço de ônibus gratuitos para turistas

Related Posts