Um terremoto de magnitude 5,3 sacudiu a região de Tóquio e áreas vizinhas na manhã de quinta-feira, horário local, mas nenhum alerta de tsunami foi emitido, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
O terremoto ocorreu por volta das 9h08 de quinta-feira, 21 (21h08 de quarta-feira, 20, no Brasil), com epicentro localizado no sul da província de Ibaraki, a uma profundidade de cerca de 50 quilômetros, informou a JMA em seu site oficial.
Segundo a Kyodo News, o abalo sísmico afetou principalmente as regiões de Tóquio, Ibaraki, Tochigi e Saitama, no leste do Japão. De acordo com a escala japonesa de intensidade sísmica (Shindo), que tem grau máximo de 7, o tremor atingiu grau 7 nas prefeituras de Tochigi e Saitama, 4 em Ibaraki e 3 em Tóquio, disse a agência.
Felizmente, até o momento, não há relatos de vítimas ou danos significativos. No entanto, os serviços de trens de alta velocidade, tais como os trens-bala (shinkasen), suspenderam a operação entre Tóquio e Koriyama, na região de Fukushima, no nordeste do Japão, em razão de uma queda repentina de energia, segundo informou o site de notícias da emissora NHK.
Um representante da Autoridade de Regulação Nuclear disse que “nenhuma anormalidade” foi relatada na usina nuclear Tokai Daini, em Ibaraki. Contudo, o complexo atômico foi paralizado para verificações de segurança logo após o terremoto.
As autoridades estão monitorando a situação de perto e fornecendo informações à população. “Continuaremos acompanhando os desdobramentos e mantendo o público informado”, disseram eles, segundo o Asahi Shimbun.
== Mundo-Nipo (MN)