Uma vasta área na região oeste do Japão continua recebendo fortes chuvas, com a Agência Meteorológica do Japão (JMA) divulgando alertas de deslizamento de terra e previsões de raios, juntamente com chuvas torrenciais em grandes áreas, incluindo o leste do Japão, nesta sexta-feira.
A JMA pediu às pessoas que permaneçam vigilantes contra inundações, transbordamento de rios e deslizamentos de terra, já que o solo em muitas áreas ficou saturado devido à chuva que vem caindo em grandes partes do país desde a semana passada.
As áreas que receberam alertas de deslizamento incluem as prefeituras de Hyogo e Tokushima, no oeste do Japão. A província de Oita, no sudoeste do Japão, também registrou fortes chuvas.
Enquanto os serviços de shinkansen – trens de alta velocidade conhecidos como trem-bala – foram retomados completamente na região de Kyushu, no sudoeste do Japão, enquanto a operação de trens normais permanece parcialmente interrompida desde ontem, disse a operadora Kyushu Railway.
Embora a frente climática estacionada perto do oeste do Japão deva enfraquecer gradualmente, as condições atmosféricas permanecem instáveis devido ao ar quente e úmido fluindo em direção ao oeste do Japão, de acordo com a agência meteorológica.
Nas 24 horas até às 6h desta sexta-feira (hora local), até 150 milímetros de chuva são projetados para a região de Shikoku no oeste do Japão, até 120 mm na região de Tokai, na região central do país, e até 100 mm nas áreas de Kinki e Chugoku, regiões no oeste do arquipélago japonês.
A JMA alerta ainda que as chuvas intensas devem cair em grande parte do país neste final de semana.
== Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Kyodo News | Asahi Shimbun.