Estação chuvosa no Japão termina mais cedo pela 1ª vez desde 1951

A estação das chuvas neste ano terminou 18 dias antes da média no sul de Kyushu e 22 dias antes em Kanto-Koshin e Tokai.
Pessoas em Ginza, distrito comercial em Tóquio, se protegem do sol com sombrinhas | ©Kyodo Images
©Kyodo Images

A estação das chuvas em Tóquio e áreas vizinhas na região de Kanto-Koshin, no leste e centro do Japão, terminou mais cedo, anunciou a Agência Meteorológica do Japão (JMA) nesta segunda-feira (27), marcando a primeira estiagem do período chuvoso antes do tempo normal desde que os dados ficaram disponíveis no país, em 1951, informou a Kyodo News, o site de notícias da Agência Kyodo.

Segundo a agência, a temporada de chuvas também foi declarada encerrada na região de Tokai, no centro do Japão, e no sul de Kyushu, informou a agência, destacando que trata-se da segunda vez que a estação chuvosa termina mais cedo nessas áreas.

Além disso, este também é o período chuvoso mais curto para as três regiões na história do país. Além disso, é a segunda vez que a estação chuvosa termina em junho na região de Kanto-Koshin – a primeira foi registrada no final de junho de 2018.

A estação chuvosa deste ano terminou 18 dias antes da média no sul de Kyushu e 22 dias antes da média em Kanto-Koshin e Tokai, segundo a agência.

Comparado ao ano passado, as chuvas no sul de Kyushu cessaram 14 dias antes do que o normal, enquanto as regiões de Tokai e de Kanto-Koshin registraram o término da estação chuvosa 20 dias e 19 dias antes, respectivamente, disse a agência.

Temor de escassez de energia elétrica

Também nesta segunda-feira, o Ministério da Indústria pediu às famílias e empresas em Tóquio, bem como às áreas vizinhas, que reduzam o uso de energia elétrica nos horários entre 15h e 18h devido aos crescentes temores de uma crise no fornecimento de energia.

O pedido ocorre quando a área da capital japonesa vê um aumento no uso de ar condicionado devido ao calor extremo, com Tóquio esperando temperaturas em torno de 30°C, de acordo com a JMA.

== Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Kyodo News JP  |  Agência Meteorológica Japonesa.
Foto: Kyodo Images
.

Total
0
Shares
Previous Article
Menino triste vítima de cyberbullying | ©Shutterstock

Japão endurece leis contra cyberbullying

Next Article
Investimentos em criptomoedas | ©Depositphotos

Aprenda a investir em criptomoedas com o Immediate Edge

Related Posts