Um terremoto com magnitude preliminar de 6,1 atingiu a província de Aomori, no nordeste do Japão, na noite de terça-feira (hora local), causando pequenas ondulações nas águas costeiras, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
O tremor foi registrado às 18h18, no horário local (6h18, no horário de Brasília), com epicentro na costa leste de Aomori, a uma profundidade de aproximadamente 20 quilômetros, de acordo com a JMA.
A agência afirmou que quaisquer ondulações na superfície do mar causadas pelo terremoto provavelmente não resultarão em tsunami e, muito menos, resultarão em danos ou prejuízos.
Ainda de acordo com a agência, a intensidade do forte tremor foi sentida em áreas afastadas do epicentro, tal como em Hokkaido, no extremo norte do arquipélago japonês, onde alcançou grau máximo de 4 na escala sísmica japonesa (Shindo), que vai até 7.
Algumas áreas nas províncias de Aomori e de Iwate, no nordeste do país, também registraram grau 4 na escala japonesa, de acordo com a agência.
Círculo de fogo do Pacífico
Os terremotos fazem parte da vida cotidiana no Japão. O arquipélago está próximo aos limites de quatro placas tectônicas e fica ao longo da zona sísmica chamada Anel de Fogo do Pacífico, ou Círculo de Fogo, onde ocorre a maioria dos terremotos e erupções vulcânicas do planeta.
De acordo com o Ministério da Terra e Infraestrutura, 18,5% dos terremotos no mundo ocorrem no Japão. Isso significa que terremotos podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento no arquipélago japonês.
== Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Kyodo News | Agência Meteorológica do Japão.