Do Mundo-Nipo
A Toyota Motor informou ter atingido um lucro recorde de 562,2 bilhões de ienes (US$ 5,63 bilhões) no segundo trimestre, ante um lucro de 290,35 bilhões de ienes um ano antes, refletindo o aumento das exportações que tem sido motivado pela forte desvalorização do iene.
O lucro líquido quase dobrou em comparação com o mesmo período de 2012, e o resultado ficou acima do recorde do trimestre anterior. O número mostra o renascimento da indústria automobilística no Japão e o forte crescimento das exportações após o enfraquecimento dramático do iene em consequência das agressivas medidas monetárias do primeiro-ministro Shinzo Abe.
Com o iene mais fraco, os bens de consumo japoneses ficam mais baratos no exterior e aumenta os ganhos fora do país. A receita subiu 13,7% para 6.255 trilhões de ienes no trimestre, ante 5.502 trilhões de ienes no ano passado.
O forte desempenho da empresa também é creditado às vendas nos Estados Unidos, que subiram 4%, para 689 mil unidades de abril a junho. Espera-se que as vendas para o país atinjam os 2,2 milhões de veículos em 2013.
As vendas na China tem sido um problema para as empresas japonesas, que continuam enfrentam o boicote local devido a disputas territoriais entre os países. As vendas de carros da Toyota no mercado chinês caíram 3,5% em julho.
A empresa espera que a indústria de carros no Japão melhore este ano, com os consumidores substituindo os carros velhos por novos. A previsão de lucro para o ano fiscal é de 1,94 trilhão de ienes, com uma receita de 24 trilhões de ienes. A Toyota aumentou os planos de produção de automóveis para 10,12 milhões e estima-se que sejam vendidos 9,96 milhões de unidades.
As informações são da Dow Jones Newswires.
Para saber mais sobre Automóveis, clique em mundo-nipo.com/negócios/industria-automotiva. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.