A Toyota continua ocupando o posto de maior montadora de automóveis do mundo à nível de vendas globais de automóveis, de acordo com o mais recente levantamento consultoria Jato Dynamics, divulgado esta semana.
Segundo a consultora, a montadora japonesa vendeu 3,8 milhões de veículos de janeiro até julho, alta de 1,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A Volkswagen, que cresceu 2,6% em igual período, com 3,6 milhões de unidades, ocupa a segunda colocação, seguida por Ford com 3,2 milhões de unidades.
A japonesa Nissan ficou em quarto, com 2,47 milhões de veículos vendidos, ultrapassando a Chevrolet, que vendeu 2,46 milhões.
O levantamento da consultora mostra ainda que o Japão segue como o terceiro maior país consumidor de veículos, com 3,4 milhões de veículos entre janeiro e julho, uma alta de 8,7% em relação ao mesmo período em 2013.
Já o Brasil caiu da quarta para a quinta colocação na lista em virtude da queda superior a 8% no consumo de carros em igual período. Já na Alemanha, as vendas subiram 3,3%, para 1,9 milhão de unidades, o que permitiu ao país europeu recuperar a quarta colocação, que tinha sido perdida para o Brasil nos últimos quatro anos.
O ranking por países, no entanto, continua sendo liderado pela China, que se distanciou ainda mais dos Estados Unidos. Os chineses compraram 11,6 milhões de carros, 2 milhões de unidades a mais do que os americanos.
Do Mundo-Nipo
Fonte: Nikkei.