Notícias

Toyota e Microsoft firmam parceria para atender veículos conectados

A Toyota vai usar a plataforma em nuvem Azure, da Microsoft , para desenvolver uma gama de serviços de conectividade em seus veículos.

A japonesa Toyota Motor e a norte-americana Microsoft consolidaram uma mega parceria que visa desenvolver serviços de ponta para veículos conectados e assim atender as necessidades dos consumidores.

A emissora pública japonesa ‘NHK’ informou nesta terça-feira (5) que ambas as companhias anunciaram ontem um investimento inicial de aproximadamente 5 milhões de dólares para criar a Toyota Connected, sediada no Texas, nos Estados Unidos. A Microsoft tem uma parcela de 5% de ações na parceria.

O local vai servir com centro de “dados científicos” da empresa japonesa, que vai utilizar a tecnologia de computação em nuvem da Microsoft para coletar dados de veículos da marca Toyota nos Estados Unidos e no Japão, cujos motoristas tenham concordado em cooperar com a iniciativa, conforme noticiou a ‘NHK’.

O presidente-executivo da Toyota Connected, Zack Hicks, disse que o empreendimento o “facilitará a vida dos consumidores de veículos conectados”, se referindo mais precisamente aos automóveis fabricados pela Toyota e afiliados.

A Toyota Connected pretende desenvolver uma ampla gama de serviços, além de expandir outros já existentes. Entre eles estão a cobertura de seguros e taxas baseadas nos padrões reais de direção dos donos dos veículos, redes de veículos conectados que podem compartilhar informações sobre tráfego e condições climáticas, dispositivos para monitoramento de saúde do condutor, como batimentos cardíacos, pressão artérial e níveis de glicose, além de outros serviços de informações ajustados aos hábitos e preferências dos motoristas.

A montadora também pretende usar os “dados científicos” desenvolvidos na Toyota Connected para empregá-los no desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial, que são essenciais para carros que dirigem sozinhos, de acordo com a ‘NHK’.

Segundo o portal ‘G1’, os novos serviços sem fio usarão a plataforma em nuvem Azure, da Microsoft. A Toyota lançou sua parceria inicial com a Microsoft em 2011. A Ford Motor introduziu um programa similar com a Microsoft um ano atrás e a BMW e a Nissan Motor anunciaram serviços com base na Azure mais cedo este ano.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe uma resposta