Notícias

Toyota reduz previsão de lucro após forte queda de 80% no trimestre

©Shutterstock

O lucro da Toyota despencou entre outubro e dezembro, obrigando a montadora a reduzir sua projeção de lucro em 430 bilhões de ienes no atual ano fiscal.

A Toyota Motor revisou drasticamente sua projeção de lucro líquido para o atual ano fiscal, que se encerra em 31 de março. A previsão agora é de 1,87 trilhão de ienes (US$ 17 bilhões) ante os 2,3 trilhões de ienes estimados anteriormente.

A revisão ocorre após a maior montadora do Japão ter registrado fortíssimo recuo em seu lucro líquido no terceiro trimestre fiscal encerrado em 31 de dezembro, ou seja, o lucro despencou 80% frente ao mesmo período do ano anterior, para 180,9 bilhões de ienes.

A Toyota citou perdas não realizadas em alguns dos investimentos de capital da empresa – devido a uma queda mundial nos preços das ações. Um executivo da montadora enfatizou os esforços da empresa para lidar com as incertezas globais decorrentes da disputa comercial EUA-China, entre outros fatores.

No ano passado, os resultados do terceiro trimestre da Toyota também foram impulsionados por 292 bilhões de ienes com a redução das alíquotas de impostos corporativos nos EUA.

Contudo, a Toyota deixou inalterada sua previsão anual de receita, de 29 trilhões de ienes, e lucro operacional de 2,4 trilhões de ienes. A empresa espera uma margem operacional de 8,1%.

Por outro lado, as vendas do grupo para os primeiros nove meses do ano fiscal (de abril a dezembro de 2018), foi de aproximadamente 205 bilhões de dólares. Trata-se de uma alta de 3,1% em termos de ienes em comparação ao mesmo período do ano anterior.

A montadora japonesa disse que as vendas aumentaram na Ásia, incluindo a China, mas recuaram no Japão e nos Estados Unidos. No período dos nove meses citados acima, o lucro operacional subiu 9,5%, enquanto o lucro líquido caiu 29%.

Do MN – Mundo-Nipo
Fontes: NHK News | Estadão Conteúdo.