Toyota reporta lucro recorde de 2,75 trilhões de ienes no ano fiscal de 2014

A maior montadora do mundo teve resultados recordes em todos os setores de vendas.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

A Toyota Motor reportou um lucro operacional recorde de 2,75 trilhões de ienes (22,93 bilhões dólares) no ano fiscal de 2014, terminado em 31 de março, superando o recorde de 2,29 trilhões de ienes apurados no exercício fiscal de 2013, o que reflete uma alta de 20%.

Divulgados na sexta-feira (8), os números mostram que a maior montadora do mundo do mundo, em volume de vendas, manteve um crescimento constante no ano, graças às fortes vendas na América do Norte, que foram beneficiadas pelo enfraquecimento do iene.

Apesar de uma queda nas vendas domésticas na sequência da elevação na taxa do imposto sobre o consumo, em abril do ano passado, o lucro líquido consolidado da montadora japonesa no exercício de 2014 aumentou 19,2% ante o ano fiscal anterior, atingindo um recorde de 2,17 trilhões de ienes.

No mesmo período, as vendas da Toyota subiram 6%, totalizando um recorde de 27,23 trilhões de ienes. Em volume, a companhia vendeu 8,97 milhões de veículos, incluindo as vendas da marca Lexus. Considerando os mini-veículos da Daihatsu e os pesados da Hino, o volume total do grupo ficou em cerca de 10,2 milhões de veículos vendidos em 2014.

Os resultados sinalizam que os esforços da Toyota para se recuperar de uma série de problemas (recessão mundial no final de 2008, maciços recalls globais, terremoto em março de 2011 e apreciação do iene até o início de 2012) deram bons frutos.

== Kyodo

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Toyota é a marca de carro mais valiosa do mundo em 2015; veja ranking

Next Article

Estreia hoje no Brasil o primeiro filme de Masakazu Sugita

Related Posts