Terremoto de magnitude 5,6 atinge o norte do Japão

Tremor teve epicentro na costa de Hokkaido, no Mar do Japão, e foi sentido até nas regiões de Tohoku e Kanto, incluindo Tóquio.
Mapa do Japao Terremoto Foto Stockvault Montagem Mundo Nipo
©Stockvault / Montagem MN

Um terremoto com magnitude de 5,6 na escala Richter atingiu a costa da ilha de Hokkaido, no extremo norte do Japão, nesta terça-feira (12), sendo sentido intensamente em várias localidades da ilha, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), afirmando que o tremor não ofereceu risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 11h40 locais de terça-feira (11h40 de segunda no horário de Brasília), com epicentro registrado na costa oeste da ilha, no lado do Mar do Japão, a uma profundidade de 240 quilômetros.

A cidade de Kushiro foi a mais abalada, registrando intensidade de 2 graus na escala japonesa, que vai de 1 até 7 – a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra, enquanto a escala Richter equivale à intensidade do terremoto no epicentro.

Mapa do terremnoto na costa de Hokkaido em 12 01 2021 Foto JMA
Mapa mostra o epicentro do tremor e as áreas mais atingidas | Foto: JMA

O tremor foi sentido em áreas longínquas ao epicentro, tais como em algumas cidades nas regiões de Tohoku (nordeste) e de Kanto, na qual está localizada a região metropolitana de Tóquio.

Segundo a Kyodo News, não houve relatos imediatos de feridos ou grandes danos a edificações. Também não foram reportadas anormalidades nas usinas nucleares e instalações afiliadas na região.

A JMA alertou que poderá ocorrer réplicas (tremores secundários) no norte, nordeste e centro oeste do do arquipélago japonês.

Anel de Fogo do Pacífico

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir a tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Veja no site da JMA os dados completos do terremoto em Hokkaido, incluindo todas as cidades/áreas afetadas.

Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Japan Meteorological Agency | Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Depressao Foto Freepik 900x550 09012021 1

Entenda os principais tipos de depressão e seus tratamentos

Next Article
Mais de mil veiculos ficaram presos em rodovias ao longo da costa oeste do Japao Foto Kyodo 2

Nevascas deixam 11 mortos e centenas de feridos no Japão

Related Posts