Nissan compra 34% da Mitsubishi por 237,36 bilhões de ienes

Com a aquisição, a Nissan se tornará a maior acionista da Mitsubishi Motors Corporation.
Nissan Emblema Foto Aflo Images 900x600 12 05 2016
©Aflo Images

A Nissan anunciou nesta quinta-feira (12) que adquiriu 34% da concorrente Mitsubishi Motors, montadora japonesa envolvida num escândalo de fraude de testes de eficiência energética de veículos. Segundo noticiou a agência France Press, citando a Agência de Serviços Financeiros (FSA), a Mitsubishi vai emitir para a Nissan 506,6 milhões de ações ordinárias, a um preço de 468,52 ienes a unidade, o que corresponde a um montante total de 237,36 bilhões de ienes, aproximadamente 1,9 bilhões de euros ou 2,18 bilhões de dólares.

No final de abril, a Mitsubishi admitiu ter manipulado os testes de emissões de poluentes em pelo menos 625 mil veículos, sendo alguns deles modelos da Nissan (ambas as marcas fazem parte de uma joint-venture, a NMKV, para a produção de minicarros).

Além disso, na última semana, a fabricante disse que outros nove modelos, incluindo utilitários-esportivos, podem estar envolvidos no escândalo. Após essa descoberta, as ações da Mitsubishi caíram quase que pela metade, abrindo as portas para uma aquisição.

Na quarta-feira (11), as ações da Mitsubishi Motors valiam 495 ienes. Mas, pouco antes dos relatórios das reuniões entre os dois grupos, o valor cresceu 16,16%, para 575 ienes, depois de confirmadas as negociações nesta quinta-feira.

O acordo selando a aquisição por parte da Nissan deverá ser assinado até 25 de maio, para uma transação que tem de estar efetivada em outubro.

Com esta operação, a Nissan Motors se tornará o maior acionista da Mitsubishi Motors Corporation (MMC), frente à Mitsubishi Heavy Industries Group, que detém 20% das ações.

Fontes: Jornal Econômico OJE | Agência France Press.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Senado prova processo de impeachment Foto Reproducao TV Senado

Senado aprova processo de impeachment e Dilma é afastada

Next Article
Principe e Princesa do Japao visitam Papa Francisco Foto Pool LOsservatore Romano

Príncipe Akishino e esposa visitam Papa Francisco no Vaticano

Related Posts