Mitsubishi se junta ao grupo de interessados na francesa Alstom

Mitsubishi e Siemen vão unir forças para fazer uma oferta conjunta pelos ativos financeiros da companhia de energia.

Do Mundo-Nipo

Depois da General Electrics e da Samsung terem mostrado interesse em adquirir o grupo industrial francês Alstom, agora é a vez da japonesa Mitsubishi se juntar ao grupo dos interessados pela empresa de energia, em conjunto com o grupo alemão Siemens.

 

Alstom (Foto: Wikimedia)
A General Electric já apresentou uma oferta de US$ 17 bilhões a companhia francesa (Foto: Wikimedia)

 

Segundo o jornal ‘Financial Times’, as duas empresas vão unir forças para fazer uma oferta conjunta pelos ativos financeiros da Alstom. Com esta união, as duas companhias formam um peso-pesado na corrida pelo grupo francês, disputando o negócio com a norte-americana General Electric, que avaliou a companhia em US$ 16,9 bilhões.

De acordo com a agência Bloomberg, a Siemens e a Mitsubishi emitiram um comunicado onde declaram que pretendem chegar a um acordo para formalizar a proposta junto a administração da Alstom, até à próxima segunda-feira (16).

Shunishi Miyanaga, presidente executivo da Mitsubishi, declarou que a multinacional japonesa “acredita firmemente que pode contribuir para uma solução em parceria pela Alstom, e que irá ter valor para todas as partes envolvidas, incluindo a França”.

Por sua vez, Joe Kaeser, presidente executivo da Siemens, salientou que “irá trabalhar em conjunto com a Mitsubishi para criar uma solução orientada em longo prazo para a Alstom, para a Mitsubishi e para a Siemens”.

Tanto a Siemens como a General Electric têm tentado conquistar a confiança e o apoio do governo francês, que tem frisado que uma das maiores preocupações neste negócio são as garantias dadas pelos compradores, nomeadamente no que toca à manutenção dos empregos e à independência de energia elétrica do país.

Segundo a agência AFP, o governo francês exige ainda que o centro de decisão da Alstom continue no país e não quer que a venda tenha impatos negativos na tecnologia nuclear produzida pela empresa, até porque as centrais da elétrica francesa EDF estão equipadas com turbinas da Alstom.

 

Grupo Alstom

Alstom (GEC Alsthom, originalmente Alsthom) é um grupo industrial francês que atua na área de infraestrutura de energia e transporte. Mas o setor da companhia que tem gerado a cobiça das multinacionais é produção de energia, que inclui construção de usinas, equipamentos, e o fornecimento das mesmas.

Segundo a página oficial da empresa na Internet, a Alstom é um dos maiores construtores mundial de usinas elétricas. Além disso, o grupo fabrica turbinas, geradores e trens de alta velocidade.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio fecha em baixa de 0,64%

Next Article

Japão e EUA vão desmantelar em conjunto usina Fukushima Daiichi

Related Posts