O Toyota Harrier 2021 chega com sua quarta geração ao mercado japonês em meados deste ano. De porte médio, SUV é um produto que teve origem na Lexus, mas que agora assume sua identidade com a plataforma modular TNGA (GA-K), compartilhada com o RAV4 em vez do luxuoso RX.
A última grande atualização do Toyota Harrier ocorreu em 2014, ou seja, faz seis anos desde que o SUV recebeu mudanças, o que significa que a nova geração deixa de lado sua relação com o Lexus RX, que durante muito tempo – assim como a marca de luxo – não foi vendido no Japão. O novo modelo mantém as linhas fluidas e mais equilibradas em comparação com o RAV4, posicionando-se acima deste.
A Toyota confirmou nesta segunda-feira (13) que lançará o Harrier 2021 em junho deste ano para o mercado local.
Com 4,740 m de comprimento, 1,855 m de largura, 1,660 m de altura e 2,690 m de entre eixos, o Toyota Harrier 2021 apresenta faróis full LED e abertura retangular com aplique metalizado no logotipo da marca. O para-choque tem grade centralizada com molduras laterais verticais. Diminutos faróis de neblina em LED quase ficam ocultos na parte inferior.
Tendo uma área envidraçada ampla e com linha de cintura elevada, o Harrier 2021 tem também lanternas em LED estreitas e ligadas entre si, sobre a tampa do bagageiro. Esta possui uma deflexão na forma da carroceria, criando uma impressão visual de um para-choque elevado. A base tem dois escapes cromados e luzes de ré e neblina.
Por dentro, o Toyota Harrier 2021 vem com um layout muito próximo do RAV4, tendo painel com difusores de ar laterais integrados a um acabamento superior diferenciado, tal como multimídia com tela de 12,3 polegadas, tendo abaixo as saídas de ar centrais.
Com sistema de som JBL Premium, o Toyota Harrier 2021 dispõe também de ar condicionado dual zone, botão de partida e cluster análogo-digital com display central ampliado. O SUV tem acabamento de portas, console e bancos em couro marrom e em um tom de cinza.
Teto solar panorâmico e o pacote ADAS (piloto automático adaptativo, alerta de faixa e ponto cego, frenagem automática de emergência, detector de pedestres e alerta de tráfego cruzado, entre outros) fazem parte dos itens a bordo. O Harrier 2021 traz ainda espelho interno digital (usa câmera) e freio de estacionamento com detector de veículos para liberação.
O SUV vem com motor Dynamic Force 2.0 de 171 cavalos e 21 kgfm, além de câmbio CVT Direct Shift e opção AWD. No Hybrid, o motor é um Dynamic Force 2.5 Atkinson com um elétrico, entregando 218 cavalos de forma combinada. Na versão de tração integral, um motor elétrico de 54 cavalos no eixo traseiro, oferece ao SUV, 222 cavalos no total.
Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Motor1.com | Notícias Automotivas.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.