Justiça dos EUA condena Toyota a pagar multa de US$ 1,2 bilhão

Com o pagamento da multa, está encerrada a o processo de investigação envolvendo reclamações de consumidores por problemas de segurança em alguns veículos da Toyota.

Do Mundo-Nipo

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira (19) que a Toyota foi condenada a pagar uma multa no valor de US$ 1,2 bilhão para encerrar com a investigação criminal envolvendo reclamações de consumidores por problemas de segurança em alguns veículos da montadora japonesa.

Segundo o Departamento de Justiça, a Toyota “admitiu ter iludido os consumidores norte-americanos”, fazendo propagandas enganosas e “omitindo sobre dois problemas de segurança” em veículos de sua fabricação – ambos envolvendo um tipo de aceleração involuntária.

Com o pagamento da multa, está encerrada a o processo de investigação de quatro anos da justiça norte-americana.

A Toyota tem enfrentado inúmeros processos semelhantes, todos envolvendo problemas com aceleração involuntária. O problema ganhou notoriedade pública após as mortes de um patrulheiro rodoviário e sua família, na Califórnia. Segundo relatos, o acidente foi causado pela aceleração involuntária de seu Lexus, modelo fabricado pela Toyota.

O defeito levou a montadora número um do mundo a convocar milhões de veículos para recall, começando a partir de 2009.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Aumento de imposto não interromperá crescimento econômico do Japão, diz Kuroda

Next Article

Dólar fecha em alta ante o real após BC dos EUA anunciar novo corte de estímulos

Related Posts