Do Mundo-Nipo
A Honda revelou sua moto conceito NM4 Vultus durante o 30º Salão de Motos de Osaka, na região central do Japão. A moto de estilo futurista tem visual digno de ficção científica e é inspirada em modelos que aparecem nos animes japoneses.
Apresentado na sexta-feira (21), o conceito NM4 Vultus é bastante audacioso. O modelo traz farta carenagem e mescla elementos de vários estilos de motos. De acordo com a Honda, as linhas da Vultus foram trabalhadas com base em desenhos populares em seu país de origem. Motos que aparecem em animes e mangás serviram de base para chegar ao conceito final .
O motor de dois cilindros de 745 cm³ SOHC (comando simples) é capaz de desenvolver uma potência de 54 cavalos a 6.250 rpm e torque de 6,8 kgfm a 4.750 rpm. O câmbio é do tipo automático sequencial DCT (Dual Clutch Transmission) com seis velocidades. Mesmo conjunto mecânico das linhas NC e Integra.
O painel de instrumento tem três mostradores. O display digital tem diferentes ajustes de iluminação. A suspensão dianteira possui garfos telescópicos com curso de 125 mm e a traseira é do tipo monochoque com 100 mm.
O conjunto de freios é formado por disco com 320 mm na frente e disco de 240 mm atrás, com sistema ABS. As rodas são aro 18 na dianteira e aro 17 na traseira.
A capacidade do tanque suporta até 11,6 litros de combustível. Os números de consumo divulgados afirmam que o NM4 Vultus pode fazer impressionantes 28,4 km/litro.
Com 2.380 mm de comprimento, 810 mm de largura e 1.170 mm de altura, o peso anunciado para esse conceito japonês é de 245 kg (em ordem de marcha).
Um detalhe curioso da Honda para esse projeto é a presença de um encosto para as costas do motociclista. Na verdade, o item é o assento para o garupa, que pode ser levantado para melhorar o conforto do piloto, tornando a moto em uma monoposto.
Assim como a linha NC, a Vultus também traz um espaço para bagagem onde normalmente fica o tanque de combustível, que neste projeto foi deslocado para debaixo do banco. O modelo também pode vir equipado com maletas nas laterais, aumentando ainda mais a capacidade de carga.
Apesar de seu visual ter origem japonesa, o nome da moto foi buscado pela Honda no idioma latim, com a expressão “Vultus” significando aparência, expressão ou face.
A Honda garante que planeja começar a produzir a NM4 Vultus em série, mas sem revelar uma data.
Clique nas fotos para ampliação | Honda NM4 Vultus (Fotos: Divulgação/Honda) |
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.